Macacão: versatilidade numa só peça

Bershka | 29,99 euros

Os macacões (re)afirmam-se na moda, com modelos para diferentes ocasiões. Práticos e confortáveis, tornam mais fácil a tarefa de escolher o que vestir no dia a dia ou num evento mais formal.

Com mangas, sem mangas, justos ou largos, nos mais variados materiais, os macacões ou jumpsuits descrevem muitos visuais nesta estação. “Praticidade e conforto” são as palavras que se destacam quando se pensa neste tipo de peça, como nota a consultora de imagem Marisa Vasconcelos, antes de reconhecer que a sua versatilidade permite “transitar de um look despojado do dia a dia para um visual de festa”, servindo assim todas as ocasiões.

Para a profissional, as vantagens de ter um macacão no guarda-roupa são muitas, até porque “facilita na hora de vestir para quem tem alguma dificuldade em fazer coordenados, para quem não tem tempo a perder e quer facilitar o processo”.

Marisa descreve este tipo de vestuário como “a peça descomplica”, pois permite “resolver tudo com uma simples veste”. Por norma, associada a uma imagem mais casual, veste-se também em ambientes mais formais, desde que, como salienta a consultora, se respeitem “as proporções e os materiais corretos”. Marisa Vasconcelos aconselha a que, “na hora de escolher, se selecione bem o tecido, o decote, a manga e o comprimento”. Materiais com algum brilho ou detalhes como laços ou drapeados podem marcar a diferente e emprestar o tom adequado. Em contextos mais descontraídos, as opções em ganga estão em alta, enquanto sugestões em cetim servem eventos mais chiques.

A rematar, os acessórios que se possam somar devem ser bem pensados para uma composição equilibrada, em prol do melhor resultado. Na moda, a frase do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe “menos é mais” é, quase sempre, sinónimo de elegância e uma dica que vale a pena considerar.

Stradivarius | 39,99 euros
Desigual | 139 euros
Zara | 49,95 euros
Salsa | 89,95 euros

Pepe Jeans | 140 euros
Purificacion Garcia | 228 euros