Escolhas de Iris Cayatte: nadando pela vida fora

“Pátria”, novo filme de Bruno Gascon, com Tomás Alves, Rafael Morais e Iris Cayatte, aborda o racismo e os extremismos políticos. Estreia nos cinemas a 19 de outubro

Escolhas culturais da atriz Iris Cayatte.

The swimmer

De Frank Perry, 1968. Tem das premissas mais simples: a personagem do Burt Lancaster quer ir da casa de uns amigos até sua casa, sempre nadando pelas piscinas das casas que encontra pelo caminho. Vamos conhecendo-o através das pessoas que vai encontrando na sua odisseia. Um filme aparentemente simples, mas na verdade extremamente complexo: aborda a saúde mental, o feminismo, a solidão, a economia, o desespero.


Alone

Série do National Geographic. O objetivo é sobreviver sozinho na floresta e os concorrentes filmam-se a si próprios. Através da solidão, ficamos a conhecer a complexidade da mente humana. Alguns participantes são altamente filosóficos e existencialistas e já aprendi bastante sobre a humanidade neste programa.


The mosquito

Uma música de The Doors. É ingénua, cómica e brilhante. Um amigo e colega ator mostrou-ma e fiquei feliz por ainda haver canções de The Doors que eu não conhecia. Oiço música todos os dias, mas quase sempre coisas antigas, refundidas.