Dez museus únicos que as pessoas podem estranhar

O Museu Internacional de Sanitas Sulabh, em Nova Deli, na Índia, exibe a história da higiene e do saneamento desde milhares de anos a.C. até aos dias de hoje.

Quando viajamos, pesquisamos sempre o que visitar no local que possa contar a história da cidade para onde. Neste caso, os museus aparecem sempre como sugestão e os que se encontram na lista abaixo são peculiares. Únicos e estranhos, chamam a atenção dos turistas.

1. Museu das Múmias – Guanajuato, México

A cerca de 300 quilómetros da capital mexicana, na cidade mineira de Guanajuato, está uma das atrações turísticas do país – o Museu das Múmias. Mas o porquê de ser tão único, se no Egito as múmias são comuns? As que estão em exibição no centro mexicano contam a história da cidade que as alberga. Os visitantes que visitarem a exposição recebem uma aula de história do local. Em meados do século XIX, se as famílias não pagassem os impostos cobrados pelos serviços fúnebres, os corpos eram exumados. Foi então que se descobriu que os restos mortais tinham mumificado, devido ao clima e condições geológica da região, ao contrário das múmias egípcias, que eram embalsamadas. Os corpos que foram desenterrados acabaram assim em exposição no museu.


2. Museu da Tortura – Amesterdão, Países Baixos

O Museu da Tortura, que se encontra entre os bares e hotéis do centro de Amesterdão, documenta o passado cruel da Europa, em que os meios de tortura e punição eram comuns. No local, os visitantes podem ver mais de 40 instrumentos que eram usados nos processos de interrogação a suspeitos. Apesar de retratar um capítulo que muitos acham estar encerrado, a exposição também informa sobre a tortura nos tempos modernos (ainda praticada em dezenas de países) e apoia a Convenção Contra a Tortura das Nações Unidas.


3. Museu de Ramen Instantâneo Momofuku Ando – Osaka, Japão

O Museu de Ramen Instantâneo Momofuku Ando foi inaugurado com o objetivo de preservar a história de Momofuku Ando que, em 1958, criou uma cultura gastronómica japonesa que se espalhou pelo Mundo. O museu conta com uma parede onde os visitantes podem ver os pacotes de ramen instantâneo de vários locais, bem como provas de edições limitadas. Inclui ainda a criação do desenho do seu próprio pacote de sopa, em “A Minha Fábrica de Noodles Instantâneos”.


4. Museu do Sexo – Nova Iorque, EUA

O Museu do Sexo, em Nova Iorque, contém exposições temporárias e coleções permanentes de milhares de objetos, obras de arte, fotografias, fantasias e recordações. Preservar a história, a evolução e a relevância cultural da sexualidade humana são os objetivos da instituição. Os visitantes podem aventurar-se no Castelo Insuflável de Mamas ou apreciar fotografias eróticas clássicas. E, no fim, discursar abertamente sobre o tema do sexo e da sexualidade.


5. Museu Falológico da Islândia – Reiquiavique, Islândia

Na capital islandesa, um museu dedicado ao estudo da falologia exibe mais de 215 pénis e partes de pénis de mamíferos marinhos e terrestres. Em criança, o fundador do museu, Sigurður Hjartarson, recebeu um pénis de boi e foi a partir de então que desenvolveu um fascínio pela falologia e abriu o museu para expor a extensa coleção que tinha. Baleias, elefantes, morsas e homo sapiens são algumas das espécies que têm os seus falos em exposição.


6. Museu Internacional de Espionagem – Washington D.C., EUA

Inaugurado em 2002 em Washington D.C, nos Estados Unidos da América, o Museu Internacional de Espionagem conta com a maior coleção pública de artigos de espionagem, para dar uma luz ao público sobre a profissão secreta e para mostrar a inteligência humana. Em exposição estão câmeras em miniatura, dinheiro falso, armas camufladas e máquinas de criptografia. Os visitantes podem aventurar-se em missões de espionagem interativas, disfarçar-se e explorar as histórias de espiões através de entrevistas e fotografias.


7. Museu Internacional de Sanitas Sulabh – Nova Deli, Índia

Este museu exibe a história da higiene e do saneamento desde milhares de anos a.C. até aos dias de hoje. Encontra-se exposta a evolução da sanita ao longo de diferentes anos e épocas, desde casas de banho douradas às latrinas medievais. Além dos objetos expostos, o Museu Internacional de Sanitas Sulabh conta com uma coleção de poemas de latrina.


8. Museu Subaquático de Arte (MUSA) de Cancún – Cancún, México

Localizado nas águas azuis e cristalinas de Cancún, o Museu Subaquático de Arte (MUSA) apresenta mais de 500 esculturas em tamanho real fixadas no fundo do mar. Apesar de expor a arte, as peças que estão em exibição funcionam como um recife artificial que auxilia e promove o crescimento de corais que, mais tarde, transformar-se-ão numa paisagem aquática. Os visitantes podem explorar o museu através de um barco com fundo de vidro ou por mergulho.


9. Museu Vent Haven de Ventriloquismo – Fort Mitchell, Kentucky, USA

No estado de Kentucky, este museu, que realmente é único, leva os visitantes a apreciarem a coleção de William Shakespeare Berger e o mundo do ventriloquismo. O espaço conta com mais de 800 bonecos, fotografias, programas e livros históricos. Uma convenção anual também acontece no museu. A ConVENTion atrai ventriloquistas, profissionais e entusiastas de todo o mundo.


10. Plastinarium – Guben, Alemanha

Para uma boa lição de anatomia e do corpo humano viaje até à Alemanha e visite o Plastinarium. Depois de 39 anos no estudo da anatomia, da química e da dissecação, Gunther von Hagens aperfeiçoou a técnica da plastinação – um processo de preservação dos tecidos humanos. No museu, os visitantes vão poder apreciar figuras humanas e animais em posições criativas e testemunhar o processo dessa técnica.