Cinco vinhos brancos de outras geografias

(Foto: Freepik)

Há cada vez mais opções de regiões menos mediáticas que merecem ser conhecidas.

Alentejo, Douro e Vinhos Verdes são quase sempre as primeiras escolhas quando pensamos em comprar um vinho branco. No entanto, nas restantes 11 regiões vinícolas demarcadas do nosso país existem opções de inquestionável qualidade. Neste bloco, cinco referências de outras tantas origens: Beira Interior, Dão, Lisboa, Península de Setúbal e Tejo. Boas provas.


Baías e Enseadas Malvasia Escolha Pessoal 2021

Lisboa
Daniel Afonso
Malvasia
37 euros

Iniciado há cerca de uma década e localizado na zona de Colares, o projeto de Daniel Afonso só pode continuar a colecionar êxitos e fãs. Este Malvasia Escolha Pessoal resulta de uma criteriosa seleção, destacando-se pela complexidade e aroma. Um vinho saborosamente marcado pela proximidade do Atlântico. Excelente.


Fiuza 3 Castas Branco Reserva 2022

Tejo
Fiuza & Bright
Alvarinho, Moscatel Graúdo e Arinto
6,49 euros

Apesar de possuir quase um século de vida, a Fiuza continua a inovar e a lançar novas referências no mercado. A frescura cítrica do Alvarinho, a doçura do Moscatel Graúdo e a acidez do Arinto proporcionam um vinho firme e fresco. Uma aposta que promete.


Quinta de Camarate Branco Seco 2022

Península de Setúbal
José Maria da Fonseca
Alvarinho e Verdelho
8,99 euros

A evolução desta referência ao longo dos anos – a primeira edição, em 1986, tinha Moscatel de Setúbal, Riesling e Gewurztraminer – resume na perfeição o meticuloso cuidado que o produtor sempre evidenciou na procura do melhor vinho. Desde 2009 é feito com Alvarinho e Verdelho. E é muito bem feito.


Quinta do Cardo Reserva Branco 2021

Beira Interior
Agrocardo
Síria
17,95 euros

Com produção totalmente biológica desde 2014, conheceu em 2021 um novo rumo. Sob direção de Artur Gama (produtor) e Jorge Rosa Santos (enologia), exibe potencialidades para se afirmar no mapa vitivinícola nacional. Este Reserva Branco honra a casta da casa e apresenta-se aromático, mineral, elegante e cremoso.


Borges Quinta de São Simão da Aguieira Encruzado Branco 2022

Dão
Vinhos Borges
Encruzado
9,99 euros

A caminho de século e meio de vida, os Vinhos Borges continuam a trabalhar pela melhor convergência entre modernidade e tradição. Seja nos vinhos lançados ou na nova imagem apresentada. E este Encruzado Branco 2022 mostra isso mesmo. Provocador e conservador. E, sobretudo, distinto.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto