Cinco bebidas para celebrar o amor no Dia dos Namorados

(Foto: Freepik)

Bar aberto de emoções a São Valentim.

O Dia dos Namorados aproxima-se. Aqui ficam cinco boas razões para o comemorar. Dois espumantes, um tinto com banda sonora, um moscatel do Douro e um licor de maracujá. Boas provas.


Espumante Special Cuvée Extra Bruto 2016

Bairrada
Global Wines
Arinto
30 euros

Este 100% Arinto possui as qualidades indispensáveis a um espumante de eleição. Ou não fosse assinado por Osvaldo Amado, um dos reis da enologia nesse registo. Método clássico, cinco anos de estágio, bolha fina e persistente, cor citrina marcante, aroma complexo com apontamentos de tosta, irreverente, frutado, saboroso, estaladiço. Amigo de todas as ocasiões. Um fiel embaixador da Bairrada. Excelente.


Passoã

França
Passoã
Licor de maracujá
19,99 euros (1 litro)

Criado há quase quatro décadas, este licor de maracujá, com ADN brasileiro e produção francesa, continua a somar fãs. Doce e frutado, permite diversas opções – de misturas mais simples a trabalhados cocktails –, proporcionando uma inspiradora dose de exotismo e uma surpreendente paleta de sabores. Como o popular Porn Star Martini, cuja “fórmula mágica” poderá encontrar no contrarrótulo da garrafa.


Entre Tintas 2020

Douro
Martha’s Wines & Spirits
Tinta Amarela, Tinta Carvalha e Tinta Roriz
39,99 euros

Um tinto com banda sonora. A garrafa exibe um QR code que dá acesso a uma playlist de músicas selecionadas por locutores de rádio. Tinta Amarela a norte ou Trincadeira a sul, para além de outras designações noutras zonas, este vinho tem nessa casta, presente em 80%, a impressão digital: apontamentos florais e vegetais, fruta preta, sedutora acidez. Ganha pelo ouvido. E pelo corpo, melodioso.


Espumante Rosé Seco Via Latina

Vinhos Verdes
Vercoope
Espadeiro
5,99 euros

Um espumante de Vinho Verde que é amor à primeira vista para os amantes da casta Espadeiro. A cor rosa salmão, a bolha fina, os aromas cítricos e os apontamentos de morango e framboesa enamoram. O perfil – jovem, fresco, irreverente – abre portas às mais variadas ocasiões e pretextos. A competente enologia de João Gaspar adota com mestria o método charmat. Boa relação qualidade-preço.


Moscatel Adega de Favaios Edição Comemorativa 70 anos

Douro
Adega de Favaios
Moscatel Galego
150 euros (50 cl)

Mas que bem está a comemorar a Adega de Favaios os 70 anos de vida. Um blend dos anos 1964, 1975, 1980, 1999, 2007, 2011 e 2020 que é uma homenagem às sete décadas de história tão ligadas ao moscatel e o prenúncio de um futuro inspirador. A riqueza aromática, onde se destacam os apontamentos florais e as especiarias, e o sabor, equilibrado e elegante, anunciam um final longo. Um tesouro fascinante.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto