Susana Romana

António Costa, a demissão de Galamba e Pedro Nuno Santos, “neto de sapateiro”

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

João Galamba, constituído arguido no âmbito da Operação Influencer, demitiu-se de ministro das Infraestruturas, depois de ter dado a entender que não o faria. Já muita gente falou sobre o tema, mas lamento que não se tenha ouvido um dos implicados: o cão de Galamba, que agora tem mais tempo para ser passeado.

2

Pedro Nuno Santos anunciou a sua candidatura à liderança do PS, apresentando-se como “neto de sapateiro”. É bom que venha de uma família que sabe arranjar coisas que estão prontas mas é para ir para o lixo, sempre mete uma cola e uns pregos neste PS.

3

António Costa vai assumir as funções que eram até agora desempenhadas por Galamba. Até ao momento do fecho desta edição, desconhece-se se isso implica também fazer um piercing.

4

Os socialistas deixaram cair o aumento do IUC para carros anteriores a 2007, dizendo que as pessoas que têm menos recursos seriam as mais atingidas por esta medida. A ideia é que as pessoas agora vão nesse carro votar nas legislativas – quem sabe, no partido que disse que afinal não lhes vai cobrar os 25 euros. Coincidências, claro.

5

Os familiares de Eça de Queirós que estão contra a transladação do escritor para o Panteão Nacional não desistem e recorreram da decisão do Supremo Tribunal Administrativo. São as polémicas do momento: uns a não quererem mexer em sepulturas, outros a sepultarem em público o melhor amigo.

6

David Cameron, primeiro-ministro britânico entre 2010 e 2016, vai regressar à política ativa como ministro dos Negócios Estrangeiros de Rishi Sunak. Quando chegou ao gabinete e começou a ler os emails deve ter pensado “mas quem é que foi a besta que levou o Brexit a referendo?”.

7

Seis ativistas climáticos foram detidos por tentarem pernoitar na Universidade Nova, numa ação para chamar a atenção para a emergência climática. Tendo em conta que também há uma emergência habitacional, não só os deviam deixar pernoitar como deviam distribuir edredons do IKEA.

8

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia foi condenado à perda de mandato por ter cedido à mulher um carro elétrico municipal que deveria servir como “shuttle” para transportar idosos sem acesso a transportes públicos. O presidente diz-se injustiçado, e bem. Então agora a mulher não pode ir ao Aldi só porque há uns velhos que têm hidroginástica às quintas?

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 19 de novembro – número 1643 – da “Notícias Magazine”]