Algodão, seda, lã e poliéster. Conheça a origem destes quatro materiais

O algodão, a seda, a lã e o poliéster são alguns dos materiais que constituem o vestuário. Mas sabe qual a origem e como são processados?

Seda

(Foto: full image – stock.adobe.com)

Tudo começa quando o bicho-da-seda (uma larva) deposita os ovos nas folhas de uma árvore e tece o casulo. Os casulos são depois removidos da árvore e postos a secar, sendo posteriormente cozidos, o que permite matar a larva que se encontra no interior e amolecer a sericina (proteína que forma a fibra da seda). Este processo vai permitir esticar os filamentos e é da junção de vários filamentos que resulta o fio de seda.


(Foto:antoniorodriguezmex – stock.adobe.com)

Tem origem na própria pelagem da ovelha (mas também das alpacas ou dos lamas, por exemplo). Depois de os animais serem tosquiados, o material segue para processamento industrial, onde tem lugar a limpeza, a eventual coloração, a transformação necessária para a indústria têxtil. Trata-se da mais antiga fibra natural animal usada pelo homem para se proteger de temperaturas baixas.


Poliéster

(Foto: Taigi – stock.adobe.com)

Trata-se de um conjunto de fibras sintéticas que têm origem no petróleo e que são obtidas através da reação química entre ácidos carboxílicos e o álcool. O principal componente utilizado na sua produção é o etileno. Foi inventado pelos químicos britânicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, que lançaram o primeiro poliéster (batizado de terylene) em 1941.


Algodão

(Foto: Jennifer – stock.adobe.com)

É uma fibra natural derivada do algodoeiro, uma planta subtropical do género “gossypium”, comum no México, na Austrália e no continente africano. Na origem, apresenta-se sob a forma de uma cápsula de fibras macias, que proliferam em torno das sementes do algodoeiro e ficam com a aparência de uma bola de golfe. Estima-se que todos os anos sejam produzidas 25 milhões de toneladas de algodão.