Pick My Hero: livros feitos de raiz, heróis à escolha

Apaixonada pela escrita desde sempre, Maria Teresa Jorge cria livros personalizados em que cada criança é o herói da história

Maria Teresa Jorge deu vida à Pick My Hero, marca de obras infantis personalizadas. Cada protagonista é desenhado à medida, cada impressão é única, cada objeto é pessoal e intransmissível. Em papel reciclado e com ilustrações de aguarela.

Desde miúda que a sua cabeça não pára, sempre a inventar e a imaginar histórias. Passava-as para o papel, recortava figuras de revistas para colar, aos seis anos escrevia livrinhos para oferecer à mãe com alguns bonecos que fazia com traços-palito porque não tinha jeito para desenhar. O gosto manteve-se vivo. Mais tarde, personalizava livros para o filho pequeno, tudo ao redor servia de inspiração, o que ele imaginava, o que ele contava. As ofertas alargaram-se à família, sobrinhos e sobrinhos-netos (e já são 27). “Tinha pano para mangas”, brinca Maria Teresa Jorge.

Dos livros que fazia de raiz até ao projeto passaram-se alguns anos. O filho, hoje arquiteto e fotógrafo, confidenciou-lhe que esses livros foram as mais belas prendas que recebeu. A ideia começou a fazer sentido. Em junho de 2021, Maria Teresa Jorge colocou no mercado a Pick My Hero, marca de livros infantis personalizados em que o herói é quem se quiser. “É um objeto personalizado como uma toalha que mandamos bordar com as nossas iniciais”, comenta. Cada criança é a heroína da história com o seu nome estampado na capa e ao longo da narrativa.

Primeiro, escolhe-se a história, e há duas neste momento, “A árvore encantada” e “Aventura de Natal”. Depois, escolhe-se o herói, o nome e características, sexo, tom de pele, cor de cabelo. Seleciona-se o idioma entre seis opções: português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. Opta-se por capa mole ou por capa dura e é possível adicionar uma dedicatória que surgirá na primeira página.

“A coisa que as crianças mais querem na vida é serem heróis”, diz. A autora quer promover a leitura, estimular a imaginação, o sonho e a amizade, com narrativas inspiradas em momentos da vida. Seja sentir a magia da Natureza num passeio pela floresta com o filho ou tudo o que pode acontecer numa noite estrelada com os olhos no céu ao lado da neta. Há sempre amigos nas histórias, como o Floppy que é corajoso, gosta de batidos de cenoura, e é ótimo a resolver mistérios.

As ilustrações são em aguarela pintadas à mão por Véronique Delauney, ilustradora francesa, autodidata. “Não sei desenhar e tinha o sonho de ter ilustrações de aguarela nos livros, como tinha na minha juventude, referências de infância. E era isso que queria reproduzir, ilustrações feitas à mão”, realça Maria Teresa Jorge. Procurou, encontrou, meteu-se num avião, conheceu a ilustradora cara a cara, apresentou-lhe o projeto, ficaram amigas.

O processo de produção é, em grande parte, manual. “Cada livro é uma impressão e acabou, um único livro feito para aquela única criança.” O papel é 100% reciclado. Maria Teresa Jorge preocupa-se com as questões ambientais, com a pegada ecológica, pensa no futuro desta e das próximas gerações.

Os livros estão à venda no website da marca, 26,99 euros em capa mole e 32,99 em capa dura sem portes de envio. Há mais histórias a caminho. Maria Teresa Jorge não esconde que é uma eterna criança que gosta de rir e de sonhar. E o que vê é sempre passível de se tornar numa história de encantar.