Os benefícios de regar as plantas com água da chuva

(Foto: Pexels)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Sofia, podemos aproveitar a água da chuva para regar as nossas plantas de interior?
Rita Oliveira, pergunta recebida por email

Agora que, finalmente, a tão esperada e necessária chuva chegou, é hora de ir para a rua com o bidão, a panela, o tupperware, ou seja, tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para conseguir recolher este néctar dos deuses.

Acho que o leitor já conseguiu perceber por esta introdução que sim, podemos regar as nossas plantas com água da chuva. Aliás, não só podemos, como as nossas plantas vão-nos ficar eternamente gratas.

Vamos então enumerar alguns dos seus benefícios para as nossas plantas:

  • Ao contrário da água que sai das nossas torneiras, a água da chuva apresenta valores muito baixos de sais e minerais. E quem é que não gosta nada de grandes concentrações de sais na água? Todas aquelas plantas com folhas mais delicadas que, quando regadas continuamente com água dura (maior concentração de sais), poderão começar a desenvolver algumas pontinhas castanhas;
  • O pH da água da chuva costuma ter valores um pouquinho mais abaixo do que o da água da torneira. De forma geral, as plantas tropicais preferem desenvolver-se num meio com valores de pH mais baixos (5,5 – 6). A água da chuva pode então ajudar a manter este equilíbrio.
  • A temperatura da água da chuva é perfeita. Água que sai diretamente “del” cano é normalmente mais fria, o que não é de todo agradável para as nossas plantas. Imaginem um banho gelado? Um horror, verdade?
  • Por fim, a mais importante e a que dispensa explicações: amiga do ambiente. Um grande número de produções agrícolas, universidades, hortos e viveiros felizmente já têm sistemas de aproveitamento de água das chuvas para rega. Então porque não começar a fazer o mesmo nas nossas casas?

Espero que vos tenha inspirado a levar os baldes para a rua. Boas regas e até ao próximo consultório.

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].