O meu objeto: a máquina fotográfica de António de Sousa Pereira

António de Sousa Pereira está no segundo mandato como reitor da universidade que, este ano, tem 4626 estudantes colocados na 1.ª fase do concurso nacional e regista a mais alta nota média de entrada do país

O objeto escolhido pelo reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

“Sou há muito colecionador de máquinas fotográficas analógicas. É, por isso, natural que o meu objeto preferido seja um desses aparelhos que captam o instante e o transformam em memória. De entre a minha coleção, tenho uma especial predileção por uma Leica IIIc Red Curtain, que me foi oferecida por um amigo.

Trata-se de uma máquina muito peculiar e rara, já que possui uma cortina vermelha no obturador com símbolos nazis. Sim, esta Leica do início dos anos 40 foi, à revelia da marca, ornamentada com simbologia do III Reich e serviu a tenebrosa Gestapo. Adquirida em Hamburgo, já depois da II Guerra Mundial, a máquina chegou às minhas mãos na década de 1990.

Não tenho qualquer fetichismo pela iconografia nazi, e muito menos simpatia pela ideologia que esta representa. Mas a ressonância histórica desta Leica não cessa de me fascinar. Gosto muito de História e intriga-me pensar nas situações, acontecimentos, ações ou pessoas que esta máquina registou num período tão complexo do nosso tempo.”

Reitor da Universidade do Porto
60 anos