Professora Mónica Vieira-Auer prepara segundo livro de poesia

Mónica Vieira-Auer é professora em Nuremberga, na Alemanha

Formou-se em Portugal e emigrou para a Alemanha. A sua primeira obra valeu-lhe o prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro.

O livro “Antes ontem que amanhã”, com que Mónica Vieira-Auer ganhou o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro 2020, foi o estímulo que a professora de Espinho, atualmente a residir na Alemanha, precisava para confirmar o seu valor e continuar a escrever. Os 28 poemas em que a autora conjuga o seu universo pessoal com leituras e reflexões várias deverão em breve ganhar companhia, já que a segunda obra está a ser ultimada.

Mónica já tinha o hábito de escrever, mas foi só quando viu a divulgação do concurso no “Jornal de Letras” que decidiu reunir os escritos e concorrer. A vitória, assume, foi uma surpresa. “Fiquei tão feliz”, diz, explicando que este reconhecimento foi, também, um forte estímulo. “O prémio foi uma enorme motivação para continuar” e um “cartão de visita” para poder apresentar o seu trabalho no futuro.

Na altura, o júri destacou a “representação de um universo pessoal com grande carga de autenticidade”, assim como o “desenvolvimento de uma imagística muito sugestiva, em sintonia com a evocação de vivências de um quotidiano investido de dimensão poética”.

Após o prémio, a editora Oxalá entrou em contacto com ela e convidou-a a escrever um conto para integrar uma coletânea com outras mulheres. Também já tem material para um segundo livro de poesia, género literário com que mais se identifica, que está “praticamente pronto”.

Natural de Espinho, Mónica Vieira-Auer formou-se em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Portugueses e Alemães, pela Universidade do Porto, e ainda deu aulas no país natal antes de emigrar. A dificuldade em obter colocação como professora era “frustrante”. Concorreu a uma empresa alemã que abrira filial na Maia e trabalhou como tradutora, mas continuava “insatisfeita” e sem perspetivas de estabilidade, pelo que já buscava ocupação no país que a fascinava. De permeio, conheceu o marido, alemão, quando este passava férias em Portugal.

À insatisfação que sentia na vida profissional juntou-se o amor “pela língua, pela cultura, pelo namorado” na Alemanha, resume Mónica, que em 1992 fez as malas e partiu para um país que há muito a cativara. “A cultura, os pensadores, filósofos e escritores de língua alemã sempre me fascinaram”.

Atualmente Mónica Vieira-Auer é professora de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga. Pelas suas aulas passam sobretudo alunos alemães ou estudantes em mobilidade, por exemplo pelo programa Erasmus.

Mónica Vieira-Auer
Localização: Nuremberga, Alemanha
Profissão: professora
Idade: 57 anos