Longos e vistosos. Os colares para homem não passam despercebidos

Os colares querem-se versáteis e de boa qualidade (Foto: Pexels)

São cada vez mais procurados e valorizam qualquer outfit. De ouro, prata, couro, aço. Com pedras ou pérolas. A escolha é variada, mas a grande aposta passa por refletir a personalidade de quem os usa.

Correntes, fios com pendentes ou os clássicos colares com cruzes são os modelos mais procurados entre os homens. Mas as opções não param por aqui. Os que têm pedras naturais estão a ganhar cada vez mais popularidade e as pérolas são o último grito da moda. A aposta em peças de joalharia masculina tem crescido, e vai desde “elementos delicados a colares de picos enormes”, observa Gonçalo Subtil. Para o stylist portuense estes ganharam força principalmente com a cultura do hip-hop, que normalizou o uso de “acessórios tradicionalmente femininos”.

Colares em concha ou de materiais orgânicos são outros exemplos a considerar. E se quiser ousar mais um pouco porque não tentar uma combinação? Já há marcas que vendem dois ou três colares em conjunto, mas nada o impede de os comprar separadamente. Tentar misturar diferentes estilos também é uma possibilidade. Gonçalo afirma que de facto “existem peças direcionadas para certas ocasiões”, mas que o mais atual “é quebrar as regras e contrastar estilos”.

Mas cuidado para não exagerar. Guida Oliveira, consultora de imagem no Dressy Project, aponta como se deve mesclar os acessórios e que erros não cometer. O primeiro passo é tentar combinar o colar com outras partes dos acessórios, como “chapéus, cintos, malas, sapatos ou óculos”, principalmente se este for metalizado. Outra das dicas é procurar peças que espelhem a sua personalidade. E cuidado com os brilhos e o excesso de informação. No final, tudo depende da roupa que se usa: um estilo mais casual vai pedir “um fio ou colar mais descontraído e até mais maximalista. Um estilo semiformal ou formal vai pedir um acessório mais discreto”.

Independente do estilo ou da combinação, os colares querem-se versáteis e de boa qualidade. Para os homens, a oferta no mercado é já bastante variada e o seu uso está agora “mais democratizado”, aponta Guida. O stylist portuense concorda. Para Gonçalo, a aposta em joalharia masculina mais vistosa nas últimas semanas de moda de Paris, Milão e Nova Iorque são a prova disso. A oferta de acessórios unissexo também está a aumentar. Assim, se antes as joias eram associadas a um público feminino, agora elas são indispensáveis para os homens que se querem expressar de forma única.

De diversas cores, formas, tamanhos e materiais, os colares são uma opção transversal a qualquer idade.

David Yurman | 600 euros
Twobrothers | 22,90 euros
Hattom labs | 287,95 euros
Versace | 490 euros
Swarovski | 330 euros
Giorgio Armani | 340 euros