Cremes e tratamentos previnem inchaços e marcas escuras abaixo das pálpebras inferiores, e há também aliados para as corrigir quando aparecem. A vitamina C está entre os ingredientes indicados para devolver vitalidade à área dos olhos.
Noites mal dormidas ou desidratação são algumas das causas para o aparecimento de olheiras. Mas há outros motivos que se devem perceber e contrariar. Muitas vezes com recurso a tratamentos e cremes específicos, que combinam com diferentes tipos de pele e manchas escuras que teimam em surgir abaixo das pálpebras inferiores.
Opções com vitamina C são sempre indicadas, não só por ser antioxidante e contribuir para a remoção de melanina, clareando a zona, como também por estimular a formação natural de colagénio e a diminuição dos radicais livres.
Maquilhadora profissional, Marta Flores reconhece que “os cuidados no verão não são tão profundos “, tanto que até se pode “dispensar o uso de um sérum específico, desde que se aplique um hidratante de olhos”. Caso não se previna, “o ideal para disfarçar as olheiras é um corretor líquido, não em creme ou em bastão, por causa da textura mais baixa, de forma a não vincar tantos as ruguinhas de expressão”, explica. Para garantir uma melhor cobertura, a profissional indica a aplicação com “uma esponja humedecida, em vez de ser com um pincel, para ficar mais natural”.
Especializado em medicina estética, o médico David Valverde indica dois tratamentos para este tipo de problema. Tudo carece de avaliação prévia, até para “desmistificar as diferentes abordagens que existem”. Isto porque “nem todas as olheiras podem ou devem ser diretamente preenchidas (arriscava a dizer uns 80%)”.
Muitas têm de ser corrigidas cirurgicamente, outras apenas necessitam de suporte no zigomático e outras até apenas de mudanças de estilo de vida. No caso de olheiras indiretas, sugere a “aplicação de fillers em regiões diferentes da olheira em si, skinboosters ou até de peelings, de forma a combater a olheira sem passar diretamente por um preenchimento com ácido hialurónico”.
Já as olheiras profundas têm como solução o tratamento Meso- Nanosoft, que “é feito recorrendo a um conjunto de microagulhas Nanosoft (únicas no mercado) que administram um skinbooster ou PRP na matriz da derme. O resultado é a atenuação da profundidade/pigmentação das olheiras”, acrescenta o clínico, para quem cada caso é único.
Quando os dias são de férias para muitos e as idas à praia rotina, cremes hidratantes e protetores solares entram na equação em prol de expressões frescas e sem mácula.