Existe uma ilha entre Espanha e França que muda de país duas vezes por ano

Divisão do domínio do território aconteceu no início do século XX

Localizada entre os dois países vizinhos, a nação espanhola e a francesa possuem “guarda compartilhada” da Ilha dos Faisões. O território simboliza a paz entre ambos.

Metade do ano espanhola, na outra metade francesa. Existe uma ilha na Europa que não tem um dono “fixo” e que é governada de maneira alternada entre dois países a cada seis meses. A Ilha dos Faisões situa-se no rio Bidasoa, que marca exatamente a fronteira entre Espanha e França.

Com cerca de 200 metros de comprimento, a ilha fluvial encontra-se entre as cidades fronteiriças de Irun, no País Basco, no norte de Espanha, e Hendaia, em França. A “Isla de los Faisanes” ou, em francês, “Île des Faisans” está a dez metros do lado espanhol do rio e a 20 metros do lado francês. A ilha raramente recebe visitantes, sendo apenas permitida a entrada dos responsáveis pelo seu controlo.

Esta pequena porção de terra tem um formato elíptico e está coberta por árvores, possuindo apenas uma construção, semelhante a uma lápide, no centro da ilha. Esse monumento simboliza a sua importância histórica, já que foi o local onde foi assinado o Tratado dos Pirenéus, que selou a paz entre Espanha e França, em 1659, e pôs fim à Guerra dos Trinta Anos.

A partir do final de janeiro, a ilha está incorporada no território espanhol, até ao final do mês de julho, em que o país francês passa a assumir a sua administração. No entanto, esta divisão do domínio do território só aconteceu mais tarde, no início do século XX, com o intuito de acabar com o contrabando e com as guerras entre pescadores franceses e espanhóis.