Etikway: sapatilhas feitas de casca de maçã

Lucie Gomes, criadora da Etikway, na loja que só vende só marcas nacionais sustentáveis, em Lisboa (Foto: André Luís Alves/Global Imagens)

Os resíduos da indústria dos sumos de fruta são alternativa ao couro. A aposta é da Etikway, plataforma que reúne marcas nacionais sustentáveis.

O pai era sapateiro e, quando faleceu, Lucie Gomes quis aventurar-se no mundo das sapatilhas, em jeito de homenagem. A luso-francesa, que havia criado em 2019 a startup Etikway , em França – marca dedicada à moda e à beleza sustentáveis que transferiu em 2020 para Portugal quando se mudou para cá -, nunca tinha arriscado entrar no universo do calçado. Avançou este ano e assim nasceram as primeiras sapatilhas Etikway. Sustentáveis, claro, à imagem da casa. “Fui em busca da matéria-prima vegan mais confortável e resistente, porque para ser sustentável um produto também tem que durar no tempo. Foi uma pesquisa de dois anos”, comenta.

(Foto: DR)

E desta maneira foi descobrir na casca de maçã um novo material que é alternativa ao couro e que vem da indústria dos sumos de fruta, o AppleSkin. “Na prática, são os resíduos, o lixo desta indústria, que formam uma biomassa e que é a pele do exterior da sapatilha”, explica. “O material é produzido numa fábrica que usa energia verde, neste caso solar, em Itália, porque ainda não existe em Portugal.” Tudo o resto é feito cá, como o interior da sapatilha, composto por uma nova microfibra, 100% respirável e com capacidade de absorção de oito vezes o seu peso em água. O suor não se acumula, já que o tecido promove a sua evaporação para que o pé fique sempre seco. E a sola é de base biológica, um material com 54% de amido de milho ou cana-de-açúcar. “A sapatilha não usa nenhuma matéria-prima que seja animal, é 100% vegan. Um produto de luxo, que usa matérias sustentáveis e resistentes”, sublinha Lucie.

(Foto: DR)

Ao primeiro modelo, “que é bastante simples, para que não passe de moda”, vai seguir-se um outro com ganga reaproveitada. As primeiras sapatilhas Etikway já estão disponíveis na loja online e nas lojas físicas (CascaiShopping, Rua Castilho e Príncipe Real). Todas em Lisboa. A ideia é abrir mais espaços físicos no resto do país já no próximo ano. Até porque a Etikway é uma incubadora de designers de moda e beleza sustentáveis. Uma plataforma que reúne uma série de marcas nacionais que apostam na sustentabilidade, parceria que já conta 25 empresas portuguesas certificadas. Do calçado ao vestuário ou produtos de beleza, a Etikway junta um mundo sustentável infinito.