Cuecas menstruais: sustentabilidade e conforto

Cocoro | 35,90 euros

A redução do desperdício chegou à higiene íntima. Depois do sucesso dos copos menstruais, é a vez das cuecas. Além de menos lixo, garantem mais conforto.

São laváveis à máquina, absorvem entre quatro a 12 horas de fluxo e duram até oito anos. As cuecas menstruais, que nada mais parecem do que simples roupa interior, têm conquistado cada vez mais fãs. E o ambiente agradece.

A procura por cuecas menstruais tem evoluído de forma constante, relata Marta Lopes, fundadora da Giras ao Sol, referindo que, “cada vez mais, as pessoas têm a preocupação não só ambiental, mas com a própria saúde”. A marca portuguesa criada em Coimbra procura, entre outros valores sociais e ambientais, combater a precariedade menstrual. Ou seja, dar possibilidade a pessoas de classes sociais mais baixas de terem uma higiene íntima condigna. Com as cuecas menstruais, uma única compra é suficiente para durar vários anos, ao invés dos produtos descartáveis.

Além de ser benéfico a nível ambiental, já que deixa de haver qualquer resíduo de pensos ou tampões – uma pessoa que menstrua “deixa no aterro” entre 15 a 17 mil produtos higiénicos descartáveis -, a saúde íntima, em certos casos, melhora em muito. Isto porque, relata a fundadora da Giras ao Sol, as cuecas menstruais são feitas de componentes orgânicos, não havendo presença de plástico, como no caso de pensos e tampões de uso único.

A Impetus, que lançou recentemente dois produtos menstruais reutilizáveis, afirma que já não se trata de uma tendência, mas sim de uma realidade. “Temos clientes céticas quanto à utilização do produto que acabam por comprovar que é uma mais-valia, graças aos materiais ultra-absorventes, são confortáveis, sem cheiros, sem sensação de humidade e sem quaisquer preocupações”, afirma Carla Sá, responsável de comunicação da marca.

A manutenção é simples, já que basta lavar da mesma forma que a restante roupa interior comum, à mão ou à máquina. Não sendo, porém, recomendadas temperaturas elevadas para uma higienização eficaz.

As “daily ecopanties” da Impetus apresentam “uma solução de roupa interior para as mulheres que querem viver confiantes e confortáveis com todos os seus corrimentos”. O conceito é o mesmo, mas com os corrimentos diários, frequentes e abundantes para algumas mulheres. A redução do impacto ambiental e financeiro são, mais uma vez, os argumentos-chave. A Giras ao Sol oferece outras opções, como as cuecas menstruais de noite, que podem também ser utilizadas durante o pós-parto e em casos de incontinência ligeira.

Triumph | 29,99 euros
Bads | 29,99 euros
Dim | 25,50 euros
Impetus | 24,50 euros