Como ir de férias quando a família é numerosa

(Foto: Pexels)

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Tenho uma família numerosa, como posso organizar melhor as férias e ainda poupar dinheiro?
Helena Mota, Odemira

Ter uma família numerosa é sinónimo de mais despesas. No entanto, quando bem geridas e organizadas, também no que toca a férias, é possível ter tudo sob controlo.

Para a ajudar na organização e preparação das férias, deixo algumas dicas:

1. Criar um orçamento

A primeira coisa a fazer é criar um orçamento específico para as férias, para que tenha tudo organizado. Deve estar preparada para despesas imprevistas, principalmente com crianças. Se num dia gastar mais do que o previsto, deve compensar no dia seguinte. Deve ter a certeza de quanto quer e pode gastar nas férias e nunca esquecer os detalhes, como alojamentos, transportes, refeições, excursões, etc.. Tudo conta…

2. Juntar primeiro

Uma das principais ideias a ter em conta deve ser juntar dinheiro para ir de férias e evitar fazer um crédito, pois regressará a casa e a preocupação em pagar as férias irá continuar. Pode aproveitar, por exemplo, uma parte do que receber (se for o caso) do IRS, uma parte do subsídio de férias, etc..

3. Planear com tempo

O tempo é um amigo importante que deve andar de mão dada com a organização. Dessa forma, encontrará a melhor opção no mercado e a mais ajustada às suas necessidades. Não se esqueça que planear com tempo ajuda a evitar o stress. E peça a opinião da família para que as decisões surjam em conjunto, envolvendo inclusivamente as crianças, para também elas perceberem a importância do processo. Planear com tempo também poderá ajudar a conseguir preços mais em conta.

4. Faça férias cá dentro

Conhece bem o nosso país? Então pode pesquisar sítios maravilhosos e usufruir em família de umas férias descansadas e em conta. Para isso utilize as dicas anteriores e compare preços, por exemplo através de sites como Booking, Trivago, Airbnb, onde pode encontrar soluções muito interessantes. Assim, poderá ter umas férias bem organizadas em família e ainda poupar dinheiro.

Boas férias!

Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].