Regador: recipiente simples, motivou patente e inspirou artista

Regador Haws é procurado para regar ou decorar

O regador é mais do que um utensílio para deitar água nas flores. Há um modelo criado em 1886 que ainda é procurado atualmente.

Utilizado há milhares de anos como pote de água, só nos anos mil lhe chamaram regador pela primeira vez. Usado para regar plantas manualmente, é um recipiente básico e versátil que, ao longo dos tempos, foi sofrendo várias melhorias no design, a ponto de um modelo específico ter sido patenteado há mais de 130 anos. Importante aliado das flores, faz as delícias dos mais pequenos. Não será por acaso que inspirou um dos mais célebres impressionistas de sempre.

Em 1886, o britânico John Haws inventa e patenteia o regador Haws, substituindo a asa superior por uma lateral e alongando o cano para regar com mais precisão. A patente destacava que o utensílio era muito mais fácil de carregar, além de ser muito mais limpo e simples de usar do que qualquer outro regador no mercado. Inventado nas ilhas Maurícias para regar a baunilha, o famoso Haws, muito procurado para regar bonsais, chegaria a ser premiado já depois da morte do seu criador. Ainda há modelos à venda, em vários tamanhos, e quem os procure não para regar as flores, mas para decoração.

Na mão de uma criança, um regador com uns poucos centilitros de água é entretenimento puro. Um desses momentos foi gravado para sempre por um dos maiores pintores da História. “Menina com regador”, a pintura a óleo do impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, datada de 1876, mostra uma criança com um vestido azul segurando um regador verde, com um sorriso leve e inocente.