Infusões de mel para um mundo mais doce

Rita e Nuno conheceram-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real

É um projeto com cinco sabores, que se orgulha de uma tradição e quer ajudar a criar impacto positivo. Um regresso à Natureza. Rita e Nuno têm 200 colmeias espalhadas por Vila Pouca de Aguiar.

Rita Godinho e Nuno Almeida deixaram o Luxemburgo em maio do ano passado, depois de terem vivido dois anos na Irlanda, e passaram o último verão num curso de apicultura em Portugal. A 1 de dezembro de 2020, abriram a Beegiving, empresa de infusão de mel transmontano, 100% portuguesa, com base em Vila Pouca de Aguiar. A vontade de regressar e ter um projeto a dois nunca os largou e a pandemia acabou por ser o motor do bichinho que mexia.

Trataram de tudo. Escolheram os recipientes, desenharam os rótulos, andaram com o pai do Nuno pelos apiários a aprender a arte, criaram os conteúdos para o site. Têm 200 colmeias, a extração é feita por uma unidade industrial, vendem frascos individuais, presentes em caixas, edições especiais consoante as épocas. Cacau, canela, malagueta, anis e gengibre são as cinco infusões disponíveis, por enquanto. Neste momento, as vendas são feitas apenas online.

“Tínhamos de nos distinguir de alguma forma, pesquisámos vários projetos, e decidimos experimentar uma coisa diferente, infusões no mel para que o seu sabor fosse apurado com outros produtos”, revela Nuno.

Rita e Nuno não queriam criar mais uma empresa de mel. Diferenciam-se na imagem, na mensagem, no processo de infusão. Várias circunstâncias conspiraram a favor do projeto. Consumidores assíduos de mel, desejo de valorizar a apicultura como uma das tradições transmontanas, vontade de ajudar quem precisa. Por cada frasco vendido, a Beegiving doa três refeições a crianças necessitadas através de uma parceria com a Mary’s Meal, organização com sede na Escócia, presente em 19 países, sobretudo em África e na Ásia. Cada venda segue com uma carta personalizada com o impacto da compra. “Acima de tudo, queríamos que o nosso projeto contribuísse para um mundo melhor”, refere Rita.

Conheceram-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Nuno, de Vila Pouca de Aguiar, estudava Economia. Rita, de Santa Maria da Feira, Ciências da Comunicação. Trabalharam na Irlanda e no Luxemburgo. Rita na Amazon e num projeto do Facebook. Nuno na área de fundos de investimento. A Beegiving é também uma mudança de vida. “É tentar restabelecer a conexão com a Natureza, desacelerar de alguma maneira e alguns anos no mundo corporativo”, adianta Nuno. Rita não tem dúvidas: “Viemos para o negócio certo”.

O desejo de derrubar a ideia de que o mel é bom apenas para o frio ou para a garganta persiste. “O mel é tão rico e tem muitas aplicações, pode ser consumido o ano todo”, adianta Rita. No site, o casal partilha receitas que realçam a beleza e as potencialidades do néctar das abelhas.