App que permite identificar as cores dos objetos, através da câmara de um dispositivo móvel, é uma preciosa ferramenta para daltónicos. Um veículo para uma sociedade mais inclusiva.
O confinamento trouxe a disponibilidade de tempo que faltava para concretizar um desejo antigo. Afinar pormenores, procurar os parceiros certos, concretizar a vontade de criar uma aplicação para daltónicos e não só. “É mais do que um gadget, é uma aplicação que vai incluir ainda mais”, conta Miguel Neiva, designer que criou o ColorADD, código de identificação de cores que implementou em 2010 depois de uma década de pesquisas. A ColorADD APP, a inovação mais recente para daltónicos, desenvolvida com o apoio da Fundação Ageas, é gratuita e está disponível para iOS e Android. Em português e em inglês. E em tempo real.
Fácil de usar e intuitiva. Basta apontar a câmara de um dispositivo móvel para uma superfície ou objeto e o nome da cor aparece no topo do ecrã, acompanhado do símbolo ColorADD. A aplicação permite ainda identificar a cor em imagens guardadas no telemóvel, tem a opção de incluir áudio na descrição da cor, o que também ajuda quem não vê, referencia mais do que uma cor ao mesmo tempo, dá para partilhar a fotografia nas redes sociais ou enviar por email. A app foi lançada no dia 7 deste mês, dez dias depois já tinha sido descarregada nos cinco continentes.
Miguel Neiva fala numa sociedade mais inclusiva. Incluir pela cor porque a cor é de todos e para todos. “É uma solução feita não só para daltónicos, é também levar o código e a cor a quem não os vê. A ideia é tornar a sociedade mais sensível ao daltonismo e, por inerência, à diferença.” E sem custos para o utilizador. “Não quero que seja um negócio, quero que seja um veículo, a aplicação é gratuita para todo o Mundo.”
Dados e números ajudam a explicar a importância e o alcance da aplicação. Há cerca de 350 milhões de daltónicos na Terra, 37% não sabem que tipo de daltonismo têm, 41% garantem ter dificuldades de integração social, 90% pedem ajuda sempre que vão comprar roupa. Tudo isso quando 90% da comunicação é feita através da cor.
A aplicação explica o código ColorADD e leva-o mais longe. Os símbolos que Miguel Neiva associou a cores disseminam-se por toda a parte. “A app é uma ferramenta de transporte de uma solução que aumenta a autonomia e a independência aquisitiva dos daltónicos. É levar uma solução mais longe do que o nosso braço alcança.”
O ColorADD está implementado em vários setores sociais e económicos: etiquetas de roupa, material escolar, jogos e materiais didáticos, linhas de transportes, parques de estacionamento, metro do Porto, embalagens de medicamentos genéricos, saúde e hospitais, bandeiras de praia, Estádio do Dragão, e a ser testado em semáforos de peões neste momento. Atualmente, está em mais de 20 países através de protocolos e, por via indireta, em mais de 135. Democratizar a identificação das cores, acima de tudo. Miguel Neiva está satisfeito com mais um passo dado nesse sentido. “Não basta ter uma ideia, é preciso materializá-la e consolidá-la para que seja exequível.” Assim foi.