Dupla de músicos brasileiros compõe melodias originais para eternizar histórias. Um serviço personalizado com voz e violão para celebrar emoções e momentos especiais.
Nenhuma música é igual a outra, nenhuma canção conta a mesma história. Letra e melodia são feitas de raiz por Lele Martino e Diogo Fráguas, dupla de músicos brasileiros de São Paulo que vive em Lisboa desde 2018. “Música pro meu Bemquerê” é um projeto de canções criadas por encomenda para eternizar acontecimentos, celebrar datas importantes, registar momentos especiais. Nasceu em junho de 2020, em tempos de pandemia, e veio para ficar mesmo depois de o duo regressar aos concertos com a sua banda Bemquerê.
Em 2019, o aniversário da avó de Diogo, de 95 anos, ficou marcado por uma canção feita pelo duo. “Surgiu de um sentimento sincero, todo o mundo estava vibrando, foi um momento muito especial”, recorda Lele Martino. Porque não proporcionar esta sensação a outras pessoas? A ideia ficou a marinar e saiu da gaveta no primeiro confinamento, pouco depois dos espetáculos musicais terem sido cancelados.
Colocaram um vídeo no Instagram a explicar o plano das músicas feitas à medida, o feedback foi bom, os pedidos começaram a chegar. Todos os passos são explicados num website. “Criámos um formulário com algumas perguntas para a pessoa contar a sua história, para detalhar e se emocionar”, adianta Diogo Fráguas. Esse formulário é a matéria-prima do duo que faz um esboço da música e letra e adapta o estilo a gosto. Essa primeira gravação é motivo de conversa e de troca de impressões. O resultado final é gravado em estúdio com voz de Lele e violão de Diogo ou com banda também.
Há ainda a possibilidade de acompanhar a canção com um vídeo recheado de imagens de momentos especiais à escolha do cliente. “Um vídeo ilustrado com 40 a 60 fotografias que conversem com a música”, especifica Diogo. Em dez dias, o processo fica concluído, canção original pronta, com preço a partir de 300 euros.
Aniversários, dias de namorados, datas especiais para casais, famílias, amigos. Um nascimento, a conclusão de um curso. Não há limites nem regras estabelecidas para surpreender quem se ama. “É presentear alguém com uma coisa que não é material e que vai ter um valor inestimável”, refere Diogo Fráguas. “Uma tatuagem sonora.” É falar direto ao coração, traduzir sentimentos através da música, envolver com amor. “É a exposição do sentimento que não dá para mensurar. É uma coisa que fica, é um abraço guardado para envolver quando se quiser”, diz Lele.
Cada música é uma história que se quer bonita. O casal de artistas criou, entretanto, um serviço de serenatas online, ao vivo e a cores, ou previamente gravadas com músicas selecionadas para a ocasião, dentro do repertório da dupla. Mais um registo intimista feito com amor e afeto.