Os dez alimentos que fazem pior

Os "mandamentos" da nutricionista Mariana Abecasis para ter uma vida mais saudável.

O ditado diz que somos o que comemos. Por isso, é necessário fazer escolhas alimentares o mais saudáveis possível. Para ajudar a perceber o que tem mesmo que evitar ou excluir da dieta, pedimos à nutricionista Mariana Abecasis que nos revelasse os dez alimentos que fazem pior à saúde.

Percorra a galeria para saber quais são.

Sal

“O sal tem um efeito prejudicial à saúde, tanto se for adicionado para cozinhar ou temperar, como se estiver presente em snacks salgados. Sendo um dos principais fatores (alimentares) causais da hipertensão, o consumo de sal pode contribuir para o aumento do risco de doenças cardiovasculares.”

Refrigerantes

“Os refrigerantes são ricos em açúcar, conservantes, intensificadores de sabores, entre outras substâncias. Tratam-se de alimentos ricos em calorias vazias. Ou seja, apresentam valor calórico elevado e substâncias artificiais, mas nenhum interesse a nível nutricional. Podem contribuir para problemas de saúde como obesidade, diabetes e insulino-resistência.”

Batatas fritas

“Principalmente as de pacote, por serem ricas em gorduras e sal, são duplamente prejudiciais à saúde. Além de muito calóricas, muitas vezes são feitas com gorduras de pior qualidade (trans ou hidrogenadas), que estão associadas a um aumento dos níveis de ‘mau’ colesterol e das placas aterogénicas (acumulação de gordura nas veias).”

Churros/farturas

“Além de polvilhados em açúcar, churros e farturas são fritos. O maior problema da fritura destes alimentos é que muitas vezes são vendidos em feiras e em rulotes, não havendo um controlo da temperatura que os óleos atingem, nem da mudança dos óleos, que garantam a qualidade da gordura usada.”

Margarinas

“Há no mercado margarinas com gorduras trans e hidrogenadas. Este tipo de gorduras resulta de processos industriais que alteram a estrutura e a qualidade nutricional da gordura original e que têm um efeito prejudicial nas artérias e na saúde cardíaca. Nos dias de hoje, felizmente, já é raro encontrarmos margarinas ou cremes vegetais com essas características. De qualquer forma, pelo seu malefício, a leitura dos rótulos é sempre recomendada.”

Natas

“As natas são ricas em gorduras saturadas de origem animal, as mais prejudiciais à saúde. Qualquer gordura deve ser consumida com moderação, mas as de origem animal mais ainda.”

Açúcar de adição

“O excesso de açúcar é considerado um dos principais responsáveis por problemas de saúde como excesso de peso, obesidade, diabetes, insulino-resistência e até certos tipos de cancro. Por todos os malefícios já conhecidos, o açúcar de adição, bem como os alimentos muito açucarados, devem ser evitados ou, pelo menos, não devem fazer parte da alimentação do dia a dia.”

Fast food

“Este tipo de hambúrgueres são ricos em sal, gordura e calorias. Algumas cadeias de fast food usam ainda açúcar e intensificadores de sabor que têm poder viciante no organismo. Por todos esses fatores, estas refeições devem constituir uma excepção e nunca uma opção regular na alimentação.”

Pré-cozinhados

“Pizzas congeladas e comidas pré-cozinhadas, no geral, tendem a ser confecionadas com muito mais gordura e sal do que os produtos frescos. Nesse sentido, devem ser sempre evitadas e devem ser preferidas as versões ‘reais’.”

Bacon

“Os embutidos processados são riquíssimos em gordura de origem animal e muitas vezes em sal também. Esses alimentos favorecem o aumento de mau colesterol e de aterosclerose.”