Comeu uma pipoca e teve de ser operado ao coração

Há quem goste de acompanhar um bom filme com pipocas. E poucos terão escapado à experiência de ter uma casca de milho presa nos dentes ou nas gengivas. O britânico Adam Martin passou por isso. Porém, ao invés de resolver o problema com fio dentário ou um escovilhão, decidiu usar o que tinha à mão: a tampa de uma caneta, um arame pequeno e até um prego. E a casca de milho lá saiu.

Após algum tempo, o bombeiro teve sintomas semelhantes aos de uma gripe, suores, fadiga e dor de cabeça. Quando foi ao médico, detetaram-lhe um sopro no coração, proveniente de uma infeção bacteriana conhecida como endocardite. Algo que ocorre quando bactérias entram na corrente sanguínea e acabam alojadas no coração.

E a porta de entrada foram as gengivas que Adam escarafunchou, resultando em sangramentos. “Os médicos disseram-me que, se eu não tivesse ido ao pronto-socorro, poderia ter morrido em três dias”, contou o paciente, que precisou de substituir as válvulas cardíacas numa cirurgia de sete horas. “Foi sinistro. Não volto a comer pipocas.” Nem a massacrar as gengivas, esperemos.