Sete sinais de que um casamento não vai durar (segundo os fotógrafos)

casamento

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

QUÍMICA

Neste caso, a falta dela. Segundo os fotógrafos, certos casais pura e simplesmente não têm química natural entre eles, nenhuma ligação emocional. O resultado é passarem a cerimónia mais preocupados em tirar fotos espetaculares para o Facebook e o Instagram do que em desfrutarem do amor que os levou (pelo menos em teoria) àquele dia especial.

CONVIDADOS

Há sempre alguns que declinam o convite: é normal que entre 10 a 15 por cento o façam. Porém, se os «nãos» vierem de cerca de um quarto da lista inicialmente pensada pelos noivos, o melhor é tentar apurar a razão, de preferência antes do grande dia. É triste, mas por vezes os familiares e amigos chegados parecem sentir, antes do próprio casal, que a relação não vai durar.

DISCUSSÕES

E quando são justamente esses familiares e amigos dos noivos – que antes de mais deviam estar lá para apoiá-los – os primeiros a envolverem-se em zaragatas de cada vez que se encontram? Nunca é um bom prenúncio, garantem os fotógrafos, antevendo os futuros dramas em aniversários, jantares, natais e demais efemérides. Então padrinhos enrolados na casa de banho com as damas de honor… tudo estragado.

BATE-BOCAS

Ainda mais catastrófico é os próprios noivos passarem o dia do seu casamento a discutir e a lançar farpas um ao outro: não é preciso ter capacidades premonitórias para perceber que se os dois não se entendem no momento em que juram ficar juntos para sempre, a situação só irá agravar-se um pouco mais a cada dia que passar depois desse.

FOTOGRAFIAS

Facto: casamentos, regra geral, são sinónimo de fotografias com fartura, faz parte da tradição. Facto: costuma ser o casal o primeiro a querer tirá-la com todos os convidados e mais alguns, para mais tarde recordar. Facto: ainda que um dos noivos deteste ser fotografado, costuma colaborar com gosto sabendo que é importante para o outro. Quando nem no dia do casamento se é capaz de ceder por amor… tudo estragado de novo.

DINHEIRO

Por mais expectativas que ambos tenham em relação ao grande dia no sentido de o tornarem um evento memorável para todos – flores, catering, vestido de noiva, fato do noivo, alianças, fotógrafo, músico e tudo o mais que um casamento implica –, estarem de acordo quanto ao dinheiro que vão gastar é fundamental. Quanto mais não seja porque irão ter sempre contas para pagar no futuro, convém que se entendam quanto a elas.

AUSÊNCIA

Após semanas de planeamento e índices inacreditáveis de stress de manhã à noite, logo que a cerimónia acaba quase todos os recém-casados aproveitam a festa para se divertirem com os convidados – e, naturalmente, um com outro. Escolherem justamente esse momento para se porem à margem ou deixarem o parceiro plantado na pista durante horas a fio é mais um indicador preocupante de que existem brechas na relação.