Mulher pinta o cabelo e fica com o rosto desfigurado

Texto de Filipa Neto

A britânica Narinder Kaur, de Hanwell, Londres, de 57 anos, ficou com o rosto completamente disforme após usar uma tinta alegadamente natural no cabelo. O produto, que comprou numa loja de um amigo, na Índia, provocou-lhe uma reação alérgica. Tudo porque o corante extraído da planta hena, normalmente usado na indústria de cosméticos, tinha aditivos que lhe causaram problemas graves de saúde.

Neste caso, os efeitos foram tão fortes que, poucas horas depois de aplicar a tinta, Narinder começou a sentir uma enorme irritação no couro cabeludo. No dia seguinte, as pálpebras dos olhos cresceram de tal forma que deixou de ver. E o drama não ficou por aí – começaram a sair secreções pela cabeça. “Uso apenas tintas naturais, mas este produto cegou-me temporariamente”, disse a mulher, ainda afetada pelo que lhe aconteceu.

Depois da passagem pela urgência do hospital, uma vez que o rosto não parava de inchar, o tratamento acabou por dar frutos e, aos poucos, os efeitos da tinta foram desaparecendo. Passado o susto, garante que nunca mais usará marcas desconhecidas e revela que no hospital lhe disseram que “se usasse uma maior quantidade, a reação ter-se-ia espalhado para os pulmões”.