Menino sem luz em casa aproveita iluminação da rua para estudar

Texto de Filipa Neto

Víctor tem 12 anos e enfrenta uma realidade muito diferente. Há alguns anos que a família Córdoba não tem condições monetárias para pagar a despesa de luz. Desde então, não houve outra opção a não ser a adaptação a essas condições. Apesar de tudo, o menino tem consciência que os estudos lhe podem fornecer oportunidades para um futuro melhor.

A frequentar o 6.º ano de escolaridade, não fazer os trabalhos de casa nem estudar seria a opção mais fácil para a maior parte das crianças, quando confrontadas com esta situação, mas Víctor encarou a realidade de uma forma pouco habitual.

Todos os dias, a câmara de vídeo vigilância da rua onde vive capta o menino, sentado debaixo de um poste de luz a fazer os trabalhos de casa. No meio das precárias condições onde vive a família, a mãe elogia o filho: “Nunca ouvi uma queixa nem vi um rosto cabisbaixo da parte dele”.

Contudo, a história de Victor acabou de ganhar um final feliz. Arturo Fernández Bazán, presidente da Câmara de Moche, no Peru, foi visitar a família e, perante tamanhas condições precárias, ofereceu um contador de luz para que o jovem aluno pudesse estudar em casa. E não foi de mãos a abanar. O autarca ainda levou algum material escolar como recompensa pelo desempenho exemplar na escola.