Marcelo vai abraçar Paulinho, o campeão de atletismo em Síndrome de Down

Texto de Sara Dias Oliveira | Fotografias de Maria João Gala/Global Imagens

Quarta-feira, dia 13, Paulo Henriques, mais conhecido por Paulinho, campeão e recordista do mundo de atletismo em Síndrome de Down, cumpre o sonho de abraçar Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente da República recebe o atleta e a família numa cerimónia que terá lugar no Palácio de Belém, pelas 17 horas.

Paulinho tem mais dois sonhos. Fazer um dueto com Marco Paulo e ter a braçadeira de capitão de Cristiano Ronaldo ao serviço da seleção nacional. Em setembro de 2017, a Notícias Magazine publicou uma reportagem sobre a vida e os sonhos de Paulinho e do facto da população da sua terra se ter juntado para batizar uma praça com o seu nome na praia da Barra, em Ílhavo. Marcelo Rebelo de Sousa leu a peça e vai agora realizar o sonho do campeão do mundo.

O atleta frequenta o Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI). “Faço tapetes, corto tiras, lavo carros, faço peças de teatro, danço. Às terças, toco instrumentos, toco tambor, adoro”, contou à NM. Adora música popular portuguesa, sabe de cor todas as músicas de Marco Paulo, que espera um dia conhecer.

Paulinho tem um currículo desportivo bem recheado. A 9 de setembro de 2010, bateu os recordes dos 800 e 1500 metros em Puerto Vallarta, no México, e foi campeão do mundo de atletismo em Síndrome de Down. No ano seguinte, foi campeão da Europa dos 1500 metros em Cagliari, Itália, título que revalidou em 2013 em Roma. Há cerca de quatro anos, mais recordes como atleta com Síndrome de Down. O recorde do mundo da meia-maratona em Peso da Régua, com duas horas e nove minutos, e o recorde mundial dos 10 quilómetros de estrada na Costa Nova, com 52 minutos e 13 segundos. Em 2015, voltou a ser campeão do mundo dos 1500 metros em Bloemfontein, na África do Sul.

O atleta continua a ser um mistério para a ciência que não consegue explicar tamanha resistência e a capacidade do coração que lhe bate no peito. “É a única pessoa com Síndrome de Down no mundo capaz de correr longas distâncias”, garante José Henriques, irmão de Paulinho, na reportagem da NM. Depois de vários eletrocardiogramas, nada de problemas cardíacos, o que, na sua condição, não era esperado.

O seu nome batiza o parque urbano na praia da Barra, em Ílhavo. A iniciativa partiu da população da Barra que numa petição pediu à câmara que fosse feita uma homenagem ao campeão da terra. “O Paulinho é um atleta que, como outros, se desafia e vence obstáculos. Aquilo que mais me tocou foi perceber que tem uma família que o apoia incondicionalmente”, referiu, na ocasião, Rui Amorim, que deu o pontapé de saída da petição que reuniu cerca de 900 assinaturas. A vontade da população foi aprovada por unanimidade.

A reportagem sobre Paulinho da NM inspirou um documentário francês que foi exibido no Canal Plus, no final de outubro de 2017. Pierre Morel, jornalista francês, esteve em Portugal durante quase duas semanas para gravar o filme sobre o atleta de Ílhavo e teve a oportunidade de acompanhar os campeonatos europeus que nesse ano tiveram lugar em Vila Nova de Gaia, onde Paulinho conquistou o título de campeão europeu nos 1500 metros.