Sanduíches abertas

Receitas de Adriana Freire | Fotografias de Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Cogumelos e queijo

INGREDIENTES: 2 fatias de pão caseiro, 200 g de cogumelos, 1 c. de sopa de azeite, 1 dente de alho, tomilho, limão, 50 g de queijo da ilha ralado.

MODO DE PREPARAÇÃO: Limpe e corte os cogumelos em fatias. Numa frigideira antiaderente, coloque o azeite e o alho picado e salteie os cogumelos com tomilho a gosto. Tempere com sal e pimenta. Por cima de cada fatia espalhe o queijo ralado. Se preferir pode usar outro tipo de queijo, ralado ou em fatias. Por cima, coloque os cogumelos e leve ao forno com o grill ligado, até derreter o queijo. Use pão caseiro, de preferência alentejano. Sirva quente ou fria.

2 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Húmus e pepino

INGREDIENTES: 4 fatias de pão, pepino, rabanete, folhas de aipo. Húmus: 200 g de grão cozido, sumo de ½ limão, 1 c. de sobremesa de tahini, 1 dente de alho, 1 dl de azeite e sal.

MODO DE PREPARAÇÃO: Triture todos os ingredientes do húmus até obter uma pasta homogénea. Se necessário acrescente um pouco de água, idealmente a água de cozer o grão. Corte o pepino e o rabanete em rodelas o mais fino que conseguir. Barre generosamente cada fatia com húmus e, por cima, disponha as fatias de pepino e de rabanete. Guarneça com folhas de aipo. Pode usar pão fresco ou torrado, caseiro ou outro da sua preferência.

4 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Frango assado, nozes e maçã

INGREDIENTES: 4 fatias de pão, 100 g de queijo creme, 50 g de agrião, azeite, limão, sal e pimenta, nozes, 150 g de frango assado desfiado, 1 maçã verde.

MODO DE PREPARAÇÃO: Triture o agrião com o queijo creme, um fio de azeite e um pouco de sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Desfie o frango e corte a maçã em quartos e depois em fatias finas. Barre generosamente cada fatia com a pasta de agrião e, por cima, disponha o frango desfiado, a maçã fatiada e as nozes. Pode usar pão fresco ou torrado, caseiro ou outro da sua preferência. Excelente para aproveitamento de restos de peru, frango ou de carne assada.

2‑4 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO

Salmão e iogurte

INGREDIENTES: 4 fatias de pão, 250 g de salmão fresco ou fumado, 250 g de iogurte grego, 1 dente de alho, 1 chalota picada, azeite, limão, sal e pimenta, rúcula ou funcho.

MODO DE PREPARAÇÃO: Tempere o salmão com sal e pimenta, alho picado e leve ao forno a 180o C cerca de 15 minutos. Se preferir use uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Se usar salmão fumado, corte‑o em tiras. Para o molho de iogurte: pique finamente a chalota e misture com o iogurte. Tempere com um fio de azeite e sal, pimenta e sumo de limão. Barre cada fatia com uma boa camada do molho de iogurte e, por cima, coloque o salmão em tiras. Guarneça com folhas de rúcula ou de funcho. Pode usar pão fresco ou torrado, caseiro ou outro da sua preferência.

4 PESSOAS 15 MINUTOS ECONÓMICO