O mundo é das mulheres. Precisa de provas?

Produzido por Brandstory Notícias Magazine

Hoje, apesar da luta pelo fim da discriminação sexual ainda não ter terminado, as mulheres conseguem cada vez mais provar a sua garra e tenacidade em inúmeras áreas e negócios. A pensar nisso, a Fundação Yves Rocher quer dar a conhecer as mulheres que estão a mudar o mundo com os mais inovadores projetos sociais ou ambientais, através do prémio Terre de Femmes.

Esta iniciativa da Fundação Yves Rocher, que chega à 9ª edição em 2018, pretende apoiar mulheres com um projeto em favor do ambiente, desenvolvido através de uma estrutura sem fins lucrativos. O Prémio Internacional do Público reúne as primeiras vencedoras dos 11 países onde ocorre o Prémio Terre de Femmes, numa plataforma online onde o público pode votar no seu projeto favorito. O projeto vencedor ganha um donativo complementar de 5.000€ atribuídos pela Fundação Yves Rocher.

O Prémio Terre de Femmes ocorre nos seguintes países: Portugal, França, Itália, Alemanha, Suíça, Marrocos, Ucrânia, Turquia, Rússia, México e Espanha. Ao longo dos últimos 17 anos este prémio já apoiou 375 mulheres em 50 países, num total de 1,8 milhões de euros de donativos para projetos com influência positiva na proteção do ambiente.

De 9 a 26 de março, o público pode escolher o seu preferido na plataforma. Como portugueses, é nosso dever apoiar a representante do país no Prémio Internacional do Público, o projeto Estrela Matilde, um dos eleitos do prémio Terre de Femmes. Este consiste numa Cooperativa de Valorização de Resíduos e desenvolve-se na ilha do Príncipe. Visa a transformação de resíduos orgânicos (80% dos resíduos produzidos na ilha) através da criação de composto de qualidade, e a produção de joias através da reciclagem de vidro. É uma oportunidade de desenvolvimento económico para a ilha do Príncipe.

Há outra portuguesa no Prémio Terre de Femmes, distinguida com menção especial: Cristiana Costa, com o projeto Näz. Trata-se de uma marca de moda sustentável portuguesa que propõe peças de vestuário para mulheres que se coadunam com um estilo moderno, mas simultaneamente ético, consciente e responsável. Cria produtos que aliam o design moderno à preocupação ambiental, aproveitando desperdício têxtil e utilizando processos de reciclagem. O projeto desenvolve-se na Covilhã e atua em parceria com pequenas empresas da área têxtil.

A partir de dia 9 de março e até dia 26, não nos podemos esquecer de visitar a plataforma do Prémio Terre de Femmes e votar na Estrela Matilde, para assim tornar possível o apoio complementar de 5.000€ para o projeto. As mulheres estão mesmo a mudar o mundo – e com este prémio, podem ir ainda mais além.