Energia, pele ou visão: os benefícios da vitamina B12

Sente-se cansado e sem apetite? Não se consegue concentrar? A falta de vitamina B12 é um dos factores que pode justificar estes sintomas.

Tal como o zinco e o ferro, a vitamina B12 também é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, sobretudo para o sistema cardiovascular.

«A B12 está presente em todos os alimentos de origem animal e em produtos lácteos. No entanto, se não consumir estes alimentos, pode optar pelos suplementos indicados pelo médico», disse à Reader’s Digest, Liz Weinandy, nutricionista do centro médico de Wexner da Ohio State University em Columbus, nos Estados unidos.

Marisco ou fígado são exemplos de alimentos com alto teor de vitamina B12. Veja os benefícios que eles trazem à sua saúde.

Energia

Um dos maiores benefícios da vitamina B12 é o aumento da energia. Segundo um especialista em nutrição, Joy Bauer, «a vitamina B12 ajuda na formação de glóbulos vermelhos, de modo a evitar a anemia. Este problema faz com que, muitas vezes, as pessoas se sintam fracas e cansadas.»

Melhora a saúde e o coração

O papel da vitamina B12 para o sistema cardiovascular é muito importante. Liz Weinandy, explica que «a vitamina B12, B6 e o ácido fólico trabalham em simultâneo, com o objetivo de reduzir a homocisteína, que é uma proteína que pode estar acumulada no sangue e danifica as paredes arteriais originando uma doença cardíaca.»

Sistema nervoso saudável

A dormência nas mãos e o formigueiro na ponta dos dedos é sinal de que o nutriente está em falta. A nutricionista, Dana Greene, afirma que «a vitamina B12 ajuda a produzir uma baínha de mielina, que protege o sistema nervoso.»

Melhora a visão

Uma grande função da vitamina B12 é beneficiar a nossa visão. A falta desta vitamina pode estar relacionada com danos que aconteçam no sistema nervoso e que acabam por afetar o nervo ótico.

Pele com brilho

Ter uma pele saudável é um dos surpreendentes benefícios da vitamina B12. Normalmente, as pessoas que têm falta deste nutriente podem apresentar uma cor pálida ou um tom amarelado na pele. A falha da produção de glóbulos vermelhos no nosso corpo afeta o tamanho e a força das células.

Melhora a saúde intestinal

Comer bastantes alimentos com fibras e beber muita água são dois fatores importantes para o bom funcionamento do nosso intestino, mas não só. A falta de vitamina B12 pode justificar alguns sintomas gastrointestinais, como a diarreia e a perda de apetite.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.