7 momentos que marcaram a carreira de Bob Dylan

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia DR

De Minnesota para Nova Iorque

Com apenas 20 anos, Dylan viajou de carro da sua cidade natal Hibbing, no Minnesota, até Nova Iorque para conhecer o seu ídolo do folk Woody Guthrie. Acabaria por ficar na «big apple» a tocar de bar em bar. Lançaria o seu álbum de estreia, Bob Dylan, em 1962, que se revelou um fracasso, vendendo apenas 5.000 cópias.

Mudar o nome

Robert Allen Zimmerman cedo começou a apresentar-se em público como Bob Dylan, uma homenagem ao poeta que admirava, Dylan Tomas. Em 1962, mudou-o legalmente. Em entrevista ao programa 60 minutes chegou a dizer «Nascemos com os nomes errados, os pais errados…Acontece. Podes chamar-te o que quiseres, afinal, esta é a terra da liberdade.»

Blowin’ In The Wind

Esta é uma das canções que marcaram a carreira de Dylan. Lançada em 1963, no seu segundo álbum, Freewheelin’ Bob Dylan, foi um ponto de viragem na escrita de música e estabeleceu o cantor como um dos mais inovadores da sua geração.

Like a Rolling Stone

Acidente de moto

No auge do seu sucesso, com uma agenda cheia de compromissos, o cantor teve um acidente de moto, a 29 de julho de 1966, quando regressava de Woodstock. Os contornos do acidente são ainda hoje desconhecidos mas Bob Dylan chegou a afirmar que o acidente lhe tinha salvo a vida. «Parti algumas vértebras e fui obrigado a parar. Foi o que me valeu a vida naquele momento, estava exausto.»

Never Ending Tour

Iniciou a Never Ending Tour em 1988 e, desde então, tem feito aproximadamente 100 espetáculos por ano. Dylan justifica a resposta pelo gosto de estar no palco. «Muita gente não gosta da estrada mas, para mim, é tão natural como respirar», chegou a dizer em 1997.

Prémio Nobel da Literatura

Em 2016, o prémio Nobel da Literatura foi-lhe atribuído e ficou marcado não só pela contestação em torno da elegibilidade do cantor como pela sua ausência na cerimónia oficial. Receberia o prémio (e os 839 mil euros) quatro meses depois numa cerimónia na Suécia sem a imprensa.