5 sinais de que o stress pode afetar a fertilidade

«A vida de muitos casais é dominada pelo desejo de terem um bebé», disse a especialista em fertilidade, Emma Cannon, ao Daily Mail. As tarefas diárias, a correria do dia-a-dia e as preocupações com o emprego, aumentam o nível de stress e podem interferir no momento da conceção do bebé.

De acordo com o livro Fertile, da autoria da especialista, um recente estudo americano comprovou que os casais que têm elevados níveis de stress correm um maior risco de infertilidade. O estudo também demonstra que as pessoas que se sentem mais frustradas com o assunto são mais infelizes e têm uma maior tendência para se isolarem.

Saiba como é que o stress pode afetar a sua fertilidade.

Obsessão

Há inúmeras razões que podem justificar o facto de a gravidez não acontecer. O desejo intenso de ter um bebé é uma delas, uma vez que a ansiedade do casal pode dificultar o processo.

Mudança na vida sexual

Quando a relação sexual é planeada para conceber o bebé, o nível de stress é muito elevado. Nesta situação, o ato sexual pode deixar de ser espontâneo e especial, eliminando o prazer associado ao momento.

Alterações de humor

A depressão e as mudanças de humor são sinais comuns, que podem estar associados à infertilidade. Muitos casais passam de um relacionamento despreocupado, para uma enorme frustração que é dominada pela vontade de ter um bebé.

Negar o apoio

Os conselhos dos familiares e amigos nem sempre são aqueles que o casal quer ouvir. Nestas situações, o casal pode ter tendência a isolar-se das pessoas mais próximas e negar o apoio que lhes é dado.

Ciúmes

O ciúme, perante outra mulher que consegue ter filhos, é uma situação muito comum. Seguindo-se a vergonha e o sentimento de culpa. É difícil para o casal, mas sobretudo para a mulher, estar feliz quando está a passar por um período difícil.