2 em 1: empadão de couve e batata recheada com atum

Ter uma alimentação equilibrada e saudável são premissas essenciais. Mas há mais três: fazer sempre do momento de comer um ato de prazer, tornar as refeições económicas e poupar tempo. E por que não partilhar os próprios ingredientes? Duas sugestões da nutricionista Ana Bravo.

Empadão de couve flor com peru

Ingredientes: 2 batatas médias; 100 g de peito de peru; 2 chávenas de couve-flor em pedaços; 1/2 cebola, 1 colher de sobremesa de azeite; 1/2 tomate; 1 chávena de espinafres picados; q.b. azeitonas pretas (25 minutos – 1 pessoa)

Preparação: Depois de cozer a couve-flor, transformei-a em puré, juntamente com a batata. Entretanto, lavei os legumes e cortei o peru em pequenos pedaços. Num tacho coloquei o azeite, a cebola picada e depois foi a vez de entrar o peru. Deixei cozinhar em lume brando até ganhar cor e juntei os espinafres e o tomate em pedaços. Coloquei esta mistura num recipiente para ir ao forno, onde esteve 20 minutos a 180 graus. Enfeitei com azeitonas pretas laminadas.

Batata recheada com atum

Ingredientes: 1 lata de atum em azeite; 2 batatas médias; 1 chávena de espinafres picados; 1/2 tomate; 1 colher de sopa de mozarela ralado (15 minutos – 1 pessoa)

Preparação: Depois de lavar as batatas, cozi-as, rejeitei a água de cozedura e depois de arrefecerem cortei-as ao meio. Entretanto, lavei os legumes, cortei-os e deixei escorrer muito bem o excesso de azeite do atum. Então, num wok, juntei o atum com os espinafres e o tomate picado. Com uma colher de chá, retirei a polpa de três metades de batata (sem danificar a parte de fora) e reservei. Recheei então com a mistura de atum, cobri com mozarela e levei ao forno, a 180 graus, para gratinar durante 15 minutos.

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