Texto de Alexandra Pedro | Fotografias Shutterstock
Na vida pessoal é mais fácil afastar-se de pessoas que não gostam de si do que na vida profissional. De acordo com Lynn Taylor, especialista norte-americana em questões de trabalho, grande parte dos colegas de trabalho não demonstram que não gostam de si, para não comprometerem as suas carreiras, mas há sinais que o podem ajudar a perceber.
«A maioria dos colegas de trabalho não mostram abertamente o seu desdém porque preferem não causar problemas ou comprometerem-se a si próprios. No entanto, podem dificultar-lhe a vida na sua empresa», explicou ao Independent.
E acrescenta: «há sinais subtis que mostram que eles não estão de acordo com os seus interesses».
Quando temos relações de trabalho fortes e saudáveis, as pessoas tornam-se mais eficientes e realizadas.
Ainda assim, Lynn Taylor avisa que deve sempre esforçar-se para «ser sensível às necessidades dos colegas de trabalho, manter-se otimista e dar o benefício da dúvida». «Aqueles que fazem isso têm um futuro mais brilhante», frisou a autora do livro «Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job».
Segundo a especialista, é ainda importante manter-se amigável, pois «quando temos relações de trabalho fortes e saudáveis, as pessoas tornam-se mais eficientes e realizadas».
O Independent reuniu alguns sinais que podem indicar que os seus colegas de trabalho não gostam de si, embora lembre que há a possibilidade de estar a interpretar de forma errada os comportamentos dos seus companheiros.
Veja a fotogaleria em cima e saiba quais são os sinais que mostram que não é bem-visto pelos seus colegas.