Sopas pela causa síria

Barbara Abdeni Massaad, fotógrafa e gastrónoma libanesa, juntou em livro mais de 80 receitas de sopas para ajudar refugiados sírios. As contribuições chegaram de chefs de todo o mundo e também de Portugal. Rui Paula, Ljubomir Stanisic, Kiko Martins e Miguel Rocha Vieira juntaram-se ao projeto.

Sopa de tomate e manjericão com pão

INGREDIENTES: 1 kg de tomate maduro grande em rodelas, ½ chávena mal cheia (100 ml) de azeite extravirgem, 5 fatias grossas de pão rústico, de véspera, 1 colher de chá de sal, 1 pitada de orégãos, 3 dentes de alhos pequenos laminados, 1 cebola finamente picada, 10 folhas de manjericão e 4 ¼ chávenas (1 l) de caldo de legumes.

MODO DE PREPARAÇÃO: Coloque todos os ingredientes numa caçarola grande sobre lume médio pela seguinte ordem: azeite, pão, sal, orégãos, alho, cebola, manjericão, tomate e caldo de legumes. Deixe levantar fervura. Baixe o lume, tape e cozinhe lentamente por uma hora, mexendo de vez em quando. Estará pronta quando o pão se desfizer e a sopa estiver espessa. Distribua por taças e sirva quente.

4-6 DOSES
RECEITA DE MARTYNA MONACO italiana

Sopa de feijão-frade

INGREDIENTES: 200 g de feijão‑frade previamente demolhado e cozido, 1 cenoura, 1 cebola, 1 batata, 1 alho‑frances (só a parte branca), 300 g de couve‑galega cortada em juliana fina, flor de sal a gosto e azeite a gosto.

MODO DE PREPARAÇÃO: Descasque os legumes, corte‑os em cubos e sue‑os em azeite. Acrescente 150 g de feijao‑frade e a água onde o cozeu. Deixe cozinhar bem. Triture com a varinha mágica. Adicione o restante feijao‑frade e a couve‑galega. Deixe ferver durante 5 minutos. Retifique os temperos e, na hora de servir, adicione um fio de azeite.

4-6 DOSES
RECEITA DE RUI PAULA português

Sopa de cenoura e gengibre

INGREDIENTES: 6‑7 cenouras grandes descascadas e em rodelas, 3 colheres de sopa (40 g) de manteiga, 1 cebola finamente picada, 1 batata descascada e em cubos, sal a gosto, 2 chávenas (475 ml) de caldo de galinha ou de legumes, raspa da casca de 1 laranja, mais um pouco para decorar, 1 colher de sopa de gengibre ralado e raspas de gengibre para decorar.

MODO DE PREPARAÇÃO: Derreta a manteiga numa caçarola grande em lume médio. Junte a cebola. Refogue por 3 minutos, mexendo até amolecer. Junte a cenoura e a batata. Cozinhe por 5‑6 minutos, mexendo sempre. Polvilhe com sal. Adicione o caldo de legumes ou de galinha e 2 chávenas (475 ml) de água. Deixe levantar fervura. Acrescente a raspa de laranja e o gengibre. Baixe o lume, tape a caçarola e cozinhe, mexendo de vez em quando, cerca de meia hora ou até os vegetais estarem tenros. Para triturar use a liquidificadora ou o robô de cozinha. Comece pela velocidade mais baixa e depois aumente para o máximo até obter um creme suave. Sirva a sopa quente com raspas de gengibre.

4-6 DOSES
RECEITA DE ZEINA EL ZEIN MAKTABI

Sopa de funcho com limão e canela

INGREDIENTES: ¼ de chávena (60 ml) de azeite extravirgem, 2 cebolas em rodelas, 2 dentes de alho pequenos picados grosseiramente, 2 alhos‑franceses picados grosseiramente, 3 bolbos de funcho grandes fatiados, 2 batatas descascadas e em pedaços, 6 chávenas (1,5 l) de caldo de galinha, 1 pau de canela, casca de ½ limão, ½ colher de chá de pimenta da Jamaica, 2 folhas de louro, sal e pimenta preta moída no momento, a gosto, 2 gemas de ovos, ½ chávena (120 ml) de natas gordas, sumo de 2 limões, 1 colher de chá de canela em pó e 3 colheres de sopa de salsa picada grosseiramente.

MODO DE PREPARAÇÃO: Aqueça o azeite numa caçarola de fundo grosso e refogue a cebola, o alho, o alho‑francês e o funcho por alguns minutos, até amolecerem. Junte a batata e o caldo de galinha e, depois, acrescente o pau de canela, a casca de limão, a pimenta da Jamaica e as folhas de louro. Deixe levantar fervura, baixe o lume e cozinhe lentamente por 20 minutos. Retire o pau de canela, a casca de limão e as folhas de louro e tempere a gosto com sal e pimenta. Numa taça à parte, bata as gemas com as natas e envolva uma colherada de sopa quente. Bata muito bem e deite a mistura de ovo na sopa. Lentamente, aqueça a sopa quase até levantar fervura, mexendo sempre. Retire do lume e corrija o tempero, juntando mais sal e pimenta e o sumo de limão. Quando servir, regue cada taça com azeite extravirgem e polvilhe com canela e salsa.

6-8 DOSES
RECEITA DE GREG MALOUF australiano de ascendência

SOPA PARA A SÍRIA

BARBARA ABDENI MASSAAD
Casa das Letras
19,90 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.