Este exercício trabalha o corpo todo (sem precisar de se mexer)

Notícias Magazine

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

São horas de má postura no trabalho. Horas no trânsito a acumular tensões. Horas a carregar filhos e mochilas e compras, segurando com a cabeça o que já não cabe nos braços.

Felizmente, para aqueles de nós que andam sempre com a coluna torta, existe a prancha para nos aliviar das dores nas costas. O facto de definir a barriga e enrijecer os glúteos é um bónus.

Esta prancha trabalha-lhe tudo no tronco: abdominais, músculos pélvicos, dorsais, glúteos E POR AÍ FORA.

Sem exigir movimentos espalhafatosos ou idas ao ginásio, este único exercício trabalha-lhe tudo no tronco: abdominais, músculos pélvicos, dorsais, glúteos, parte dos músculos dos quadris, diafragma.

Também parece a coisa mais simples de se fazer – e até é –, mas prepare-se para ficar a tremer do esforço nas primeiras vezes que se lançar a esta prancha, seja como exercício único ou integrada num plano de treinos mais abrangente (as próprias pranchas têm versões mais exigentes).

O desafio inicial consiste em fazer até cinco minutos de prancha por dia, durante 30 dias.

O desafio inicial consiste em fazer até cinco minutos de prancha por dia, durante 30 dias, de modo a fortalecer e mobilizar a coluna vertebral (veja a sequência completa na nossa fotogaleria, para começar).

A nós, que experimentámos, ajudou a ganhar resistência, flexibilidade e definir músculos que nem sabíamos que tínhamos, nomeadamente abdominais, glúteos e braços. As dores nas costas diminuem a olhos vistos. A postura melhora, com resultados também ao nível mental (ficamos mais disponíveis para enfrentar a vida de cabeça erguida).

E o melhor de tudo é que toda a gente consegue fazer esta prancha, basta querer.

Cinco minutos num mês e o seu corpo muda visivelmente. E o melhor de tudo é que toda a gente consegue fazer esta prancha básica, basta querer. Atreve-se a experimentar?