Exclusivo: No último dia, Mark Hamill partiu a louça toda na festa dos 40 anos da saga Star Wars

Texto de Rui Pedro Tendinha, em Orlando

Dia 4

Quatro dias é pouco para cirandar neste espaço imenso, com centenas de stands, diversas salas e vários auditórios. Workshops, torneios de jogos, demonstrações, espetáculos e filmes Star Wars em reprise. O paraíso dos geeks.

Imperdível na despedida foi o muito procurado painel de Mark Hamill, intitulado «ele próprio». Uma ego trip, conforme brincou o próprio ator que deu vida a Luke Skywalker. O ídolo de muitas gerações está a viver o grande ano do comeback, graças ao regresso em pleno do seu Jedi em Star Wars: Episódio VII – Os Últimos Jedi.

O ator veterano sabe disso e é um showman convito num auditório de 6 mil pessoas. «WE LOVE YOU» é a frase recorrente que chega da plateia e Mark, mesmo a perder a voz, agradece e conta histórias da sua vida como Luke.

Mark Hamill é muito diferente do Rebelde criado por George Lucas: fala muito e tem um grande sentido de humor. «Sou o rei dos totós», começa por dizer

Na verdade, é muito diferente do Rebelde criado por George Lucas: fala muito e tem um grande sentido de humor. «Sou o rei dos totós», começa por dizer. Depois, leva a casa abaixo com uma imitação hilariante de Harrison Ford («ainda hoje somos amigos», diz).

O mais bonito neste monólogo dedicado aos fãs é a sua generosidade. Duas irmãs gémeas na plateia pedem-lhe para fazer o playback do texto da sua audição. Elas falam e ele mexe os lábios. Monumental ovação, apenas ultrapassada quando entram em palco os seus inseparáveis cães, com a cadela caniche a roubar-lhe a luz da ribalta.

Mark sabe estar com os fãs. Vamos ver é como eles reagem se se confirmarem os rumores que o trailer teaser de Os Últimos Jedi aponta: terá mesmo Luke passado para o lado negro da força?

Quando abandono o centro de convenções vejo fãs a despedirem-se, um palco onde os fanáticos competem para descobrir quem tem o corpo mais tatuado e um podcast onde bloggers conversam sobre o trailer de The Last Jedi. Há um que diz que é o filme será uma passagem de testemunho. No episódio 9 não haverá Princesa Leia nem Luke, talvez. Os tempos são de Rey, a nova Jedi.

Certo, certo, é que a Força está mais forte. O episódio VII despertou ou aumentou em todo o mundo esta febre Star Wars. Não há fenómeno de cultura pop maior do que este.