Doces para receber o outono

Com pouco trabalho e ingredientes simples – dos que encontramos sempre na mercearia ao pé de casa –, eis algumas sobremesas com produtos da época, para saborear enquanto as folhas vão caindo lá fora.

Receitas de Adriana Freire | Fotografia Global Imagens

4. Peras em moscatel

INGREDIENTES: 4 peras rocha, sumo de ½ limão, 4 dl de moscatel, 1 dl de água, 4 c. de sopa de açúcar amarelo, 6 sementes de cardamomo, 1 c. de chá de pimenta em grão, 2 estrelas de anis, 1 pé de alecrim, gelado de natas ou de baunilha.

MODO DE PREPARAÇÃO: Descasque as peras, inteiras, mantendo o pedúnculo. Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe, em lume médio, até as peras ficarem cozidas, mas ainda rijas. Se estas não ficarem totalmente cobertas, volte-as, para que cozam por igual. Depois de cozidas, retire as peras edeixe ao lume por mais cinco ou dez minutos, até reduzir o líquido da cozedura. Sirva com o molho e de preferência com gelado de natas ou de baunilha.

4 PESSOAS 30 MINUTOS ECONÓMICO

3. Bolo com fruta da época

INGREDIENTES: Fruta da época, 4 a 6 c. de sopa de açúcar para o caramelo.
Para a massa: 4 ovos, 200 g de manteiga, 250 g de açúcar, 250 g de farinha, 1 c. de chá de fermento e 1 laranja.
MODO DE PREPARAÇÃO: Prepare o caramelo, de preferência direto na forma. A quantidade de açúcar depende do diâmetro da que vai usar. Forre a forma com o caramelo. Preencha o fundo com a fruta escolhida. Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Adicione o sumo da laranja e a raspa da casca da mesma. Por fim, com a ajuda de uma vara de arames envolva cuidadosamente a farinha. Verta a massa por cima da fruta e leve ao forno, pré-aquecido a 180° C até cozer. Se necessário, coloque uma folha de papel vegetal por cima, para evitar que queime. Desenforme ainda quente.

10 PESSOAS 1 HORA ECONÓMICO

2. Crumble de pêra e maçã

INGREDIENTES: 2 peras rocha, 2 maçãs, 1 limão, 4 c. de sopa de farinha, 6 c. de sopa de açúcar, 3 c. de sopa de manteiga, amêndoa laminada e romã.
MODO DE PREPARAÇÃO: Descasque as peras e as maçãs e corte- as em cubinhos. Barre o fundo de um pirex (ou outro da sua preferência) com manteiga, por cima disponha a fruta e regue com um pouco de sumo de limão. À parte, numa tigela, misture com a ponta dos dedos, a farinha, o açúcar e a manteiga, até obter uma areia grumosa. Cubra a fruta com este preparado e termine com a amêndoa laminada. Leve ao forno a 180° C durante 30 a 40 minutos até dourar. Sirva quente ou frio, com sementes de romã e uma bola de gelado de baunilha ou nata.

6 PESSOAS 50 MINUTOS ECONÓMICO

1. Arroz-doce de chá verde

INGREDIENTES: 200 g de arroz carolino, água, 8 dl de leite, 80 g de açúcar, 1 c. de café de chá matcha, sementes de sésamo pretas e manga.
MODO DE PREPARAÇÃO: Cubra o arroz com água e deixe ferver até esta ser absorvida. Em lume brando, vá mexendo, para não pegar ao tacho e, a pouco e pouco, acrescente o leite. Quando o arroz estiver meio cozido adicione o açúcar e o chá matcha, previamente dissolvido num pouco de água. Mexendo sempre, continue a adicionar leite até o arroz cozer. Deve ficar cremoso. Coloque em tacinhas e leve ao frio. Decore com sementes de sésamo pretas e cubinhos de manga.
Nota: o chá matcha vende-se nas lojas de produtos naturais.

4-6 PESSOAS 30 MINUTOS ECONÓMICO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.