Doces para receber o outono

Receitas de Adriana Freire | Fotografia Global Imagens

Peras em moscatel

INGREDIENTES: 4 peras rocha, sumo de ½ limão, 4 dl de moscatel, 1 dl de água, 4 c. de sopa de açúcar amarelo, 6 sementes de cardamomo, 1 c. de chá de pimenta em grão, 2 estrelas de anis, 1 pé de alecrim, gelado de natas ou de baunilha.

MODO DE PREPARAÇÃO: Descasque as peras, inteiras, mantendo o pedúnculo. Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe, em lume médio, até as peras ficarem cozidas, mas ainda rijas. Se estas não ficarem totalmente cobertas, volte-as, para que cozam por igual. Depois de cozidas, retire as peras edeixe ao lume por mais cinco ou dez minutos, até reduzir o líquido da cozedura. Sirva com o molho e de preferência com gelado de natas ou de baunilha.

4 PESSOAS | 30 MINUTOS | ECONÓMICO

Bolo com fruta da época

INGREDIENTES: Fruta da época, 4 a 6 c. de sopa de açúcar para o caramelo.
Para a massa: 4 ovos, 200 g de manteiga, 250 g de açúcar, 250 g de farinha, 1 c. de chá de fermento e 1 laranja.

MODO DE PREPARAÇÃO: Prepare o caramelo, de preferência direto na forma. A quantidade de açúcar depende do diâmetro da que vai usar. Forre a forma com o caramelo. Preencha o fundo com a fruta escolhida. Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Adicione o sumo da laranja e a raspa da casca da mesma. Por fim, com a ajuda de uma vara de arames envolva cuidadosamente a farinha. Verta a massa por cima da fruta e leve ao forno, pré-aquecido a 180° C até cozer. Se necessário, coloque uma folha de papel vegetal por cima, para evitar que queime. Desenforme ainda quente.

10 PESSOAS | 1 HORA | ECONÓMICO

Crumble de pêra e maçã

INGREDIENTES: 2 peras rocha, 2 maçãs, 1 limão, 4 c. de sopa de farinha, 6 c. de sopa de açúcar, 3 c. de sopa de manteiga, amêndoa laminada e romã.

MODO DE PREPARAÇÃO: Descasque as peras e as maçãs e corte- as em cubinhos. Barre o fundo de um pirex (ou outro da sua preferência) com manteiga, por cima disponha a fruta e regue com um pouco de sumo de limão. À parte, numa tigela, misture com a ponta dos dedos, a farinha, o açúcar e a manteiga, até obter uma areia grumosa. Cubra a fruta com este preparado e termine com a amêndoa laminada. Leve ao forno a 180° C durante 30 a 40 minutos até dourar. Sirva quente ou frio, com sementes de romã e uma bola de gelado de baunilha ou nata.

6 PESSOAS | 50 MINUTOS | ECONÓMICO

Arroz-doce de chá verde

INGREDIENTES: 200 g de arroz carolino, água, 8 dl de leite, 80 g de açúcar, 1 c. de café de chá matcha, sementes de sésamo pretas e manga.

MODO DE PREPARAÇÃO: Cubra o arroz com água e deixe ferver até esta ser absorvida. Em lume brando, vá mexendo, para não pegar ao tacho e, a pouco e pouco, acrescente o leite. Quando o arroz estiver meio cozido adicione o açúcar e o chá matcha, previamente dissolvido num pouco de água. Mexendo sempre, continue a adicionar leite até o arroz cozer. Deve ficar cremoso. Coloque em tacinhas e leve ao frio. Decore com sementes de sésamo pretas e cubinhos de manga.
Nota: o chá matcha vende-se nas lojas de produtos naturais.

4-6 PESSOAS | 30 MINUTOS | ECONÓMICO