Os problemas de sono estão generalizados

(Foto: AdobeStock)

O "Consultório Médico" desta semana, por Paulo Lima Pereira.

“Tenho dificuldade em adormecer. Acordo muitas vezes de noite e de manhã sinto-me cansado. Pode receitar-me alguma coisa?”
Ana Guedes

No âmbito da consulta de medicina geral e familiar são muito frequentes as queixas compatíveis com distúrbios do sono e a sua prevalência tem aumentado após a pandemia de covid-19 e no atual contexto socioeconómico adverso, gerador de ansiedade e preocupações diversas.

Um sono de qualidade ou reparador é fundamental para a nossa saúde, sendo um dos pilares essenciais para uma vida saudável, a par duma dieta equilibrada e da prática regular de exercício físico.

As perturbações do sono têm um grande impacto sobre a qualidade de vida e a saúde física e mental, podendo associar-se a um risco cardiovascular aumentado.

A médio ou longo prazo podem contribuir para alterações cognitivas, perda de memória, défice de concentração, irritabilidade, alteração do humor e sonolência diurna que pode aumentar o risco de acidentes de viação e de trabalho.

A abordagem destas alterações deve começar pela promoção duma correta higiene do sono, não sendo necessário tratamento farmacológico (o tal “comprimido milagroso”) na maioria dos casos.

As medidas de higiene do sono incluem: adotar um horário regular do sono (adormecer e acordar à mesma hora todos os dias, inclusive ao fim de semana), evitar sestas superiores a 45 minutos durante o dia, evitar refeições pesadas, picantes e excesso de açúcar nas quatro horas antes de deitar, evitar o consumo de álcool, café e tabaco, praticar exercício físico regular (mas evitar esforços intensos no final do dia), manter o quarto com uma temperatura adequada (evitar o calor; existe evidência que temperaturas mais baixas podem ajudar), sem ruído e sem luminosidade.

Se a exposição à luz (sobretudo, a solar) durante o dia ajuda a regular o nosso ritmo circadiano do sono, é fundamental priorizar a escuridão à noite, evitando usar o telemóvel, o computador ou o tablet ou ver TV no quarto nas horas antes de deitar.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].