Como fazer dieta para engordar? (Sim, leu bem, para engordar!)

Notícias Magazine

Texto de Sofia Teixeira

A obesidade é uma das condições que mais problemas de saúde causam nas sociedades ocidentais. Mas há quem esteja do outro lado da barricada. Ou seja, pessoas que nunca fizeram um dia de dieta na vida e até gostariam de ter mais quilos e mais curvas… mas não conseguem engordar.

Só em pensamento, para não ofenderem ninguém, perguntam constantemente o que podem fazer para ficar mais gordas. Por norma, têm aquilo a que muitos nutricionistas chamam «metabolismo de Ferrari».

«Metabolismo de Ferrari» porque gastam um depósito em menos de um fósforo

A «magreza constitucional» pode ser definida por um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 18,5 em alguém que não sofre de anorexia nervosa nem tem nenhuma doença que cause perda de peso. A explicação para esta característica está, como muitas outras, nos genes e no metabolismo.

É o tal «metabolismo de Ferrari» porque, comparando a gordura que nos dá energia com o combustível necessário para o carro andar, há os que gastam um depósito em menos de um fósforo e os que consomem pouco, mesmo quando andam a alta velocidade.

Sobretudo se não são assim desde sempre, os magros devem despistar com o médico possíveis doenças que possam causar magreza

Com o nosso gasto de gordura acontece o mesmo e, tal como com os carros, não podemos fazer grande coisa para mudar os parâmetros do nosso consumo: é de fábrica, vem dos genes. Por outro lado, também quem tem muita massa muscular tem um gasto calórico constante muito acima de quem não o tem: manter um quilo de músculo gasta 80 calorias por dia, um quilo de gordura apenas cinco.

Primeiro, e mais óbvio, os muito magros podem e devem garantir que está tudo bem com a sua saúde, sobretudo se não são assim desde sempre, partilhando a preocupação com o médico e despistando doenças que podem causar magreza.

A ideia de que engordar é mais fácil do que emagrecer é um mito

Depois têm de se livrar do mito que diz que engordar é mais fácil do que emagrecer. Não é! E colocar de lado a ideia de que devem consumir muito açúcar e muitas gorduras (o objetivo é ganhar peso, não ficar com hiperglicemia e colesterol).

Também não adianta pensar que a solução passa por não fazer exercício físico: o ganho de peso deve sempre ser feito à custa de massa muscular, não de um ganho excessivo de massa gorda.

QUATRO REGRAS PARA GANHAR PESO

1. TIRE NOTAS: raramente temos noção do que vamos comendo ao longo do dia. Aponte o que come para, por um lado, saber efetivamente o que consome, por outro, para que quando for ao nutricionista – e deve ir – o profissional tenha acesso a esse registo para fazer uma melhor avaliação de como pode mudar a sua dieta a favor dos objetivos.

2. NÃO SALTE REFEIÇÕES na esperança de ter mais fome na refeição seguinte. Quem quer ganhar peso deve, pelo contrário, fazer uma refeição de três em três horas ou o corpo vai buscar a energia de que precisa às reservas, dificultando o processo de ganho de peso.

3. AUMENTE AS CALORIAS: uma das melhores formas de o fazer é acrescentar ingredientes calóricos (veja a fotogaleria) às refeições habituais, por exemplo, comer os vegetais com queijo gratinado, pôr maionese nas sandes, acrescentar abacate ou nozes às saladas e mel ao iogurte.

4. MEXA‑SE: pilates, yoga ou treino de força são essenciais para ganhar massa muscular e transformar as calorias em mais em músculo, de forma a não colocar em risco a saúde com demasiada massa gorda.