10 formas de poupar água antes que as torneiras deixem de correr

Texto de Marcelo Teixeira

Depois dos alertas de que o Tejo estava a secar, o Diário de Noticias deu conta, este fim de semana, que nos Picos de Urbión, em Espanha, a nascente do rio Douro também secou.

Novembro pode ter trazido dois ou três dias de chuva, mas isso é claramente insuficiente para resolver a seca alarmante em que o país está mergulhado. No final de outubro, recorde-se, todo o território de Portugal continental encontrava-se em situação de seca severa (24,8%) e extrema (75,2%).

A escassez de água em barragens é preocupante, havendo até algumas centrais hidroeléctricas que já não estão a funcionar por causa do baixo nível de águas de algumas albufeiras.

Em Viseu, tiveram já de ser ativados planos especiais de abastecimento às populações. A TSF anunciou que a partir da próxima semana a água vai começar a chegar de comboio ao distrito.

O governo já lançou uma campanha nacional para pedir à população que poupe água. As circunstâncias são graves e o contributo de cada português é essencial. Clique nas setas para descobrir dez formas de preservar um bem cada vez mais escasso.