Uma casa para toda a familia

Texto de Ana Patrícia Cardoso

A ideia de remodelar o apartamento de Paulo Tomé surgiu depois de todo o edifício ter sido reconstruído, mantendo a traça original. Com 200 m2 e quatro divisões, a casa está dividida em duas áreas principais: o espaço social, com a sala grande a servir de zona de estar e de jantar, e o lado familiar, onde ficam os quartos e escritório. Pensada para receber grupos de amigos, a mesa de refeições foi feita à medida para dez pessoas.

Os sofás italianos na área de estar transformam-se em chaise longue para um maior conforto no dia a dia. Os tecidos base são claros: cortinas e sofá brancos para equilibrar com as cores mais pesadas nas paredes. «A peça em destaque é uma estante com quatro metros em que as barras de ferro se confundem com a parede para que não haja uma sensação de bloqueio ao entrar na sala», explica Maria Ana, uma das designers do projeto.

As cores escolhidas para os apontamentos de decoração foram o toupe, cru, verdes e mostarda. A sala tem muita luz natural que as designers aproveitaram com janelas grandes ao longo da parede para o exterior. Não há iluminação de teto como foco principal, antes luzes baixas e suaves para criar um ambiente mais intimista. Na área familiar, estão o escritório e dois quartos.

No primeiro, a peça principal é a secretária em raiz de nogueira. O papel de parede lembra pequenas gavetas e a estante assimétrica foi pensada para esconder os dossiers que se vão acumulando. «O quarto para as crianças foi uma exigência do proprietário, queria um espaço pensado para quando os netos o visitam», explica Maria Ana.

Foram escolhidos tons neutros, uma vez que a família tem rapazes e raparigas. Inserido num espaço urbano mas ainda muito bairrista, o projeto de decoração tinha como objetivo criar um ambiente moderno e confortável. «É uma casa que agora está pronta para receber e estar em família e com amigos», resume a designer.