Artimanhas para vender iogurtes mágicos

Notícias Magazine

Ainda se lembra quando os bifidus do iogurte Activia regulavam o trânsito intestinal e os dez mil milhões de L. casei imunitass do Actimel protegiam contra gripes e constipações? Já reparou que agora a conversa é outra? O Activia aconselha a comer com calma e diz que «ajuda a sua saúde digestiva». Mas atenção, já não é por causa das bactérias especiais, que até perderam o direito ao nome legível no rótulo, mas porque têm «cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais» e que, se «consumido diariamente dentro de uma alimentação e um modo de vida saudáveis, contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estômago». A sério? O Activia é bom porque é salgado? Também podemos adicionar uns «sais minerais naturais» à sopa se estiver insossa. Quanto ao Actimel, agora exorta os «imparáveis no inverno», já não por causa do L. casei imunitass (que é um nome artístico), mas porque tem vitaminas D e B6 que «contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário». É caso para dizer que a Danone sempre soube que o Actimel era bom para o sistema imunitário, só não sabia bem porquê.

Porquê? Porque a Danone desde 2009 foi condenada em processos sucessivos e em vários países por publicidade enganosa. Por afirmar explícita ou implicitamente que as bactérias especiais contidas nos seus iogurtes (probióticos), que não são apenas as bactérias normais que todos os iogurtes têm, lhes conferem propriedades especiais de medicina preventiva. A empresa nunca conseguiu provar essas alegações através de ensaios clínicos e, depois de pagar milhões em multas e acordos, acabou por recuar. Chegamos assim à atual situação caricata, em que as propriedades especiais dos iogurtes com bactérias especiais não se devem às bactérias especiais, mas ao sal e a umas vitaminas que não fazemos ideia se nos fazem realmente falta ou se a nossa dieta já fornece em quantidade suficiente.

Contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário e ajudar a saúde digestiva são alegações bem mais modestas do que efetivamente prevenir gripes, constipações e prisão de ventre. Salva-se o Danacol, que «contém esteróis vegetais que reduzem o nível de colesterol». Esta afirmação é apoiada pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, que na sua opinião científica afirma que «Os fitoesteróis têm mostrado diminuir o colesterol no sangue». Dito isto: gosto muito do OIKOS Sensations Lima Limão.

Periscópio

A MATEMÁTICA E SEUS LABIRINTOS
Apesar de haver pouca gente a dar por isso, não é só para Álvaro de Campos que «O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo». A poetisa Ana Hatherly conta-nos a história de uma serpente que «como era infinita não havia maneira de se saber onde estava a sua cabeça». Talvez Camões tenha introduzido no seu soneto Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades o conceito de segunda derivada, que matematicamente é a mudança da mudança. Os encontros da matemática com as belas-artes, a poesia e a música são o tema do livro A Matemática e Seus Labirintos, de Natália Bebiano da Providência, recentemente publicado pela Gradiva e que desafia a dicotomia entre ciências exatas e humanidades.

[Publicado originalmente na edição de 20 de março de 2016]