OPINIÃO

Bolas de Berlim no forno

O facto de terem menos calorias do que as fritas só as torna ainda mais deliciosas...

Estas bolas de Berlim são fáceis de fazer, saborosíssimas e mesmo a pedir para serem comidas sem culpa (são feitas no forno, afinal de contas. Isso há de contar para alguma coisa).

Ingredientes para as bolas:

50 gr de fermento de padeiro
3,5 dl de leite
700 gr de farinha
1 ovo e 2 gemas
100 g de açúcar em pó (e mais um pouco para polvilhar)
80 g de manteiga
raspa de 1/2 limão
essência de baunilha

Dissolva o fermento em 2 dl de leite morno e adicione a mistura a 100 gr de farinha. Amasse bem e acrescente o ovo e as gemas, misturando até formar uma massa homogénea. Deixe 30 minutos a levedar num local aquecido até formar bolhas à superfície.

Junte-lhe o açucar em pó, o restante leite amornado com a manteiga, a farinha que sobrou, a raspa de limão e a baunilha. Amasse bem e deixe a levedar tapada até atingir o dobro do volume.

Molde pequenas bolas, coloque-as num tabuleiro de ir ao forno a levedar mais um pouco (cobertas com um pano) e asse-as em forno pré-aquecido a 190º por 15 a 20 minutos. Depois de frias abra-as, recheie-as com o creme de pasteleiro e polvilhe-as a gosto com açúcar em pó.

Ingredientes para o creme de pasteleiro:

250 ml de leite
75 g de açúcar
40 g de farinha
2 gemas de ovo
1 ovo inteiro

Ferva 200 ml de leite. À parte, misture os restante ingredientes com 50 ml de leite frio e junte depois tudo ao leite quente ainda ao lume, sem parar de mexer até obter um creme espesso. Deixe arrefecer e recheie as bolas de Berlim. Nunca mais vai querer outras.