OPINIÃO

Exercício: stop ao stress

Massagens e exercícios anti-stress

Seja para ir de férias com o melhor dos espíritos ou apenas para fazer uma pausa na rotina e recuperar harmonia, as massagens e exercícios anti-stress fazem tão bem como sabem.

1. PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO

A prática de exercício físico leva à libertação de várias substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e prazer, com destaque para a endorfina, considerada um analgésico natural. Opte por um exercício que lhe dê prazer e, se possível, pratique-o ao ar livre, desfrutando da paisagem que o rodeia. Evite as horas de maior exposição solar e proteja-se utilizando protetor e chapéu. Pode também reunir um grupo de amigos e praticar desporto em conjunto: é uma excelente forma de manter a motivação.
2. TRABALHE CORPO E MENTE

Há algumas atividades que permitem trabalhar simultaneamente corpo e mente, contribuindo para o aperfeiçoamento de ambos. O tai chi chuan e o ioga são bons exemplos dessas práticas e podem ser facilmente encontrados em escolas e ginásios um pouco por todo o país. Frequentemente, existem aulas gratuitas ao ar livre: no Porto, entre maio e setembro, há aulas de tai chi e ioga para experimentar aos fins de semana, em vários espaços da cidade, no âmbito da iniciativa Dias com Energia (www.portolazer.pt).

3. GUARDE TEMPO PARA PEQUENOS MOMENTOS ZEN

Levante-se da cadeira, caminhe um pouco, estique as pernas, apanhe sol e ar fresco. É importante fazer estas pequenas pausas ao longo do dia, de preferência longe do ecrã do computador.  O seu corpo agradece e o espírito também.

4. MIME-SE COM UMA MASSAGEM
Há poucas coisas tão relaxantes como entregar-se nas mãos de um massagista e deixar que os óleos e movimentos o libertem do stress acumulado:

ACQUA LISBOA CITY SPA
Em Lisboa, este spa oferece uma longa lista de tratamentos, que vão da massagem de relaxamento com óleo de jojoba Eleve o Espírito, de 30 ou 60 minutos, a rituais exóticos como o Templo dos Deuses, uma massagem relaxante com velas perfumadas, especiarias e com a duração de uma hora. No menu de spa há ainda rituais a dois, para descontrair e estimular o romance. www.acqualisboa.pt

MALO CLINIC & SPA
Com clínicas em Lisboa, Porto, Luso e Funchal, o ritual Total Relax é uma massagem pensada para tranquilizar corpo, mente e alma e proporcionar o relaxamento geral dos sentidos, ao longo de 55 ou 85 minutos. www.maloclinicspa.com

FLOAT IN
Neste spa, o tratamento estrela é, claro, a flutuação (sessões de 50 minutos). Basicamente, consiste em entrar numa banheira de água aquecida a cerca de 36ºC, com 300 quilos de sal Epsom, o que permite flutuar sem qualquer esforço, como se não houvesse gravidade. Há muitos benefícios associados à experiência, sendo um deles o relaxamento profundo. www.float-in.pt
5. INVISTA NUM PROGRAMA DE RELAXAMENTO
Há muitos hotéis que dispõem de programas inteiramente concebidos para o bem-estar, numa fuga perfeita ao ritmo do quotidiano. Conheça algumas sugestões:

GRANDE REAL VILLA ITÁLIA
Programa Spa Detox & Relaxamento, 5 noites: inclui 5 noites de alojamento com pequeno-almoço, 4 dias de Spa e tratamentos, acesso à sauna, jacuzzi, banho turco e ginásio e duas refeições por adulto com menu light, desde 445 euros por pessoa.

AQUAFALLS SPA HOTEL RURAL
Programa Relax, 2 noites: inclui 2 noites de alojamento em suite júnior com pequeno–almoço, acesso livre ao circuito de spa, piscina exterior e um tratamento de spa por pessoa, desde 195 euros por pessoa.

H2OTEL
Programa Feel Relaxed, 2 noites: inclui 2 noites de alojamento com pequeno–almoço, um jantar buffet, acesso ao Aqualudic, com jacuzzi,  piscina interior e exterior hidrodinâmicas e circuito celta (sauna, sauna com cromoterapia, duche 360º, banho turco e hamman), desde 104 euros por pessoa.

TERMAS DA CURIA SPA RESORT
Programa Bem-Estar & Saúde, 4 noites: inclui 4 noites de alojamento com pequeno-almoço, almoço ou jantar, 4 dias de atividades nas termas, incluindo massagem vichy, duche de vapor, massagem de relaxamento, piscina termal e outros tratamentos, desde 344,5 euros por pessoa.

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