7 coisas a fazer após uma separação

Quando uma relação acaba, é indispensável limpar a vida, a cabeça e o coração de inutilidades para abrir caminho a novos amores. «Perdemos muitas coisas, mas ganhamos muitas mais quando arriscamos virar a página», garante a psicanalista venezuelana Mariela Michelena, especialista em ruturas por experiência profissional e pessoal (conta três casamentos e dois divórcios).

Texto de Ana Pago | Fotos de Shutterstock

Percebemos que a vida continua e nos deu a hipótese de nos reinventarmos. Descobrimos novos interesses, novos gostos, uma nova imagem. «Assumimos finalmente o controlo de nós mesmos, em lugar de vivermos em função do outro e de uma relação que já não funcionava, e com o tempo acabamos por reconhecer que a separação foi o melhor para todos», diz a especialista, para quem estar sozinho é muito diferente de estar abandonado. «Existe muito prazer a retirar destes momentos a sós.» É só saber por onde começar.

7. ARRUME

Arrume tudo o que lhe faça lembrar a relação terminada e não caia na tentação de ligar, mandar e-mails, esquadrinhar a vida do outro nas redes sociais ou querer que fiquem amigos a todo o custo antes de se sentir verdadeiramente preparado(a) para esse passo. Dê-se tempo.

6. RECONHEÇA

Reconheça o que está a sentir, sem negar a realidade nem querer agarrar-se irremediavelmente às memórias do passado: o sentimento de solidão é um fardo pesado, convém carregá-lo o menos possível.

5. CUIDE-SE

Coma bem e faça exercício: sentir-se em boa forma, atraente, mais jovem e feliz só pode trazer-lhe coisas boas nesta fase.

4. CONCRETIZE

Ouça boa música, leia, saia com amigos, aprenda uma nova língua e aproveite para viajar e fazer todos aqueles programas com que andava a sonhar há tempos e ainda não tinha tido oportunidade de concretizar.

3. RENOVE

 

Redecore a casa. Livre-se de coisas antigas e aproveite para renovar também o visual, contrariando o mais possível a tendência para querer fechar-se na concha: há tempo para chorar e tempo para seguir em frente.

2. LIBERTE-SE

Liberte-se das dúvidas quanto ao que eventualmente poderia ter feito e não fez para evitar a separação: uma coisa é estar consciente da responsabilidade que um e outro tiveram na rutura do casal; outra bem diferente é carregar sentimentos de culpa por tempo indefinido e ficar-se preso a ela.

1. AVENTURE-SE

Aventure-se a descobrir aquilo que é, de facto, melhor para si. Só terá espaço para um novo amor no futuro se desocupar o coração das saudades de uma relação que já não lhe servia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.