Estes objetos vão deixá-lo frustrado

São objetos para a sua inconveniência. Ou, na visão da autora, objetos que desconstroem a linguagem do design das suas propriedades fundamentais para que nos possamos rir e irritar com o desconforto que eles nos provocam.

Depois de falhar a licenciatura em design industrial, em 2011, a arquiteta grega Katerina Kamprani decidiu criar alguns módulos de disfuncionalidade que fizessem as pessoas rir. E, de repente, o seu ensaio sobre o falhanço tornou-se todo um conceito artístico. Os módulos que criou ganharam forma física, e a série de objetos conquistou notoriedade. The Uncomfortable, o nome do seu projeto, está a criar muita atenção na comunidade mundial do design.

Em entrevista à Notícias Magazine, a autora explica-se: «Quis criar sobretudo frustração, mas sempre de uma maneira humorística. Muita gente na internet mostra-se zangada com estes objetos, mas o meu objetivo é precisamente provocá-las, levando os objetos ao ponto de quase poderem ser utilizados.»

A piada, bem vistas as coisas, tornou-se séria: «Às vezes, o que começou como piada pode ajudar a perceber a complexidade das nossas interações com os objetos do quotidiano», diz Katerina Kamprani. E é capaz de ter razão. Nada como espreitar este catálogo de improbabilidades vendo a galeria de imagens.