OPINIÃO

5 exercícios para ficar em forma enquanto faz o jantar

E tudo isto enquanto coze o esparguete ou o arroz, aproveitando um tempo quase sempre perdido pela maioria de nós. Pode sempre alargar-se um bocadinho mais nos exercícios se por acaso tiver postas de salmão a assar no forno, ou eventualmente até um bolo.

Texto NM | Fotografias Shutterstock

Ferver água para a massa. Esperar que coza. Estufar carne. Gratinar queijo no forno. Somando cada minuto passado a olhar para as panelas, é capaz de ser este o tempo que mais nos mexe com os nervos ao fim de um dia de trabalho. Tanta coisa para fazer antes de nos irmos deitar e nós sem ousarmos sair da cozinha – afinal, pior do que queimar pestanas a vigiar o lume é não o fazer devidamente e queimar o jantar. Se ao menos pudéssemos ir conciliando uns exercícios para equilibrar o ginásio em falta…

E na verdade até podemos, garantem a instrutora de yoga Britt McVicar e a fisioterapeuta Erika Mundinger, citadas pela revista online The Kitchn e pelo jornal britânico Daily Mail. Mais do que poder, devemos fazê-lo, sobretudo quando algumas pesquisas sugerem que passamos entre seis a 13 horas na cozinha, grande parte das quais à espera que a comida fique pronta.

Minitreinos enquanto esperamos que as refeições fiquem prontas melhora a saúde física, mental e a qualidade do sono.

Segundo as especialistas, encaixar minitreinos nesses intervalos subaproveitados não só traz melhorias à saúde física e mental de quem os pratica, como nos permite enrijar o corpo a tempo de arrasarmos naquele biquíni que andámos a guardar até termos tudo no sítio. Já para não falar no bónus de nos fazer dormir como bebés quando finalmente caímos na cama.

Alguma dúvida em relação aos exercícios propostos, espreite estes que o personal trainer Nuno Neves utiliza com a apresentadora Cristina Ferreira para se inspirar. Se entretanto lhe apetecer e/ou dispuser de mais tempo de espera, dá sempre para ir acrescentando outros à série inicial de cinco que lhe mostramos na nossa fotogaleria. O importante é começar a ganhar-lhe o gosto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.