10 truques simples para quando o cansaço aperta no trabalho

É sempre assim nesta altura do ano: uns colegas estão de férias. Outros prestes a ir. E outros acabam de regressar ao trabalho cheios de uma energia que nos esgota só de olhar – especialmente à quinta-feira, em que o cansaço nos pesa como nunca. Valham-nos uns truques simples para recarregar baterias enquanto o fim de semana não chega.

Texto NM | Fotografias Shutterstock

10. QUE TAL UM CHAZINHO?

Já esgotou a sua quota de cafés por dia e continua a desesperar por uma bebida quente que ajude à concentração? Prepare uma infusão de alecrim, considerado o ginseng mediterrânico. Ou uma chávena de chá verde, um dos mais poderosos antioxidantes conhecidos, que protege dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de cancros. Tem ainda cafeína, que ajuda a aumentar a concentração mental, e catequinas, que aceleram o metabolismo, fazendo deste chá um saboroso aliado de quem quer perder peso.

9. E ÁGUA, MUITA!

Se possível um copo a cada hora que passa, para ir hidratando ao mesmo tempo que assinala o tempo a passar. Beber água lubrifica os tecidos corporais, elimina toxinas, controla a temperatura do corpo e a humidade do ar que respiramos. Contribui para a fluidez do sangue, a atividade do sistema digestivo e uma maior absorção de vitaminas e minerais. Garante ainda o funcionamento dos rins, uma boa mastigação e o controlo da fome. O bónus é que ter de se levantar para ir encher o copo vai forçá-lo a curtas pausas, que também o ajudam a manter-se mais alerta.

8. PONHA A CABEÇA ENTRE AS PERNAS

Sentado numa cadeira, coloque a cabeça entre as pernas com os braços estendidos e relaxados em direção ao chão, a sentir o corpo pesado. Mantenha a posição por uns 30 segundos e comece a levantar-se com calma, desenrolando vértebra a vértebra. Este truque faz com que o sangue flua para a cabeça e permite recuperar a energia aos poucos. Se por acaso os seus colegas estranharem, desafie-os a fazerem o mesmo. Nunca mais vão querer outra coisa.

7. COMA UMA BANANA

Não tem um nome exótico como o açaí, nem uma presença fulgurante como um ananás, mas que ninguém se esqueça de ter um cacho no trabalho para o que der e vier. Ricas em carboidratos, potássio e biotina, as bananas dão energia, promovem a diminuição da ansiedade, o relaxamento muscular e concorrem para um sono tranquilo. A vitamina B6 e o magnésio ajudam ainda a melhorar o ânimo. Muito melhores do que comprimidos ou café, e bem mais docinhas…

6. VÁ APANHAR SOL

Além de a vitamina D fazer maravilhas por si, e de a combinação de ar fresco com luz natural o deixar mais desperto, o próprio ato de caminhar pode ser a solução para reduzir significativamente a fadiga, de acordo com um estudo da Universidade da Geórgia, EUA. Outra investigação da Universidade de São Paulo, Brasil, reforça que esta voltinha é mais poderosa a despertar-nos do que os descansos passivos.

5. TRINQUE UMA PASTILHA

Elástica, bem entendido. E mascada com discrição, sobretudo se tiver de lidar com público ou reuniões (fazer balões é estritamente proibido em qualquer circunstância). Feitas as ressalvas, a própria ciência valida a pastilha elástica como forma de reduzir a sonolência: estudos da Universidade de Coventry, Reino Unido, indicam que mascá-la ativa os músculos mastigadores, cujos nervos têm origem no tronco encefálico e estão fortemente associados à estrutura do cérebro responsável por manter-nos despertos. Se não tiver um pacote à mão, trinque sementes de girassol (fazem o mesmo efeito).

4. RIA MUITO

Não com risinhos suaves e envergonhados, mas com umas boas gargalhadas que lhe permitam soltar todo o bem-estar que tem aí dentro e não sabia. Rir reforça o sistema imunitário e torna-nos atrativos. Facilita a circulação, a recupera­ção de doenças e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. Liberta endorfi­nas que baixam a pressão arterial e o stress. Promove o humor, a memória, a aprendiza­gem, a ligação aos outros. Precisa de mais razões do que estas que a neurociência lhe dá?

3. SENTE-SE DIREITO

Nada de estar horas à secretária todo curvado ou com uma perna debaixo do rabo, como tantas vezes fazemos. A avaliar por uma pesquisa da Universidade de São Francisco, Califórnia, ter uma boa postura a olhar em frente, com a cabeça ligeiramente erguida, traz mais energia ao corpo, atitude positiva e um acréscimo da autoconfiança. Mais: previne dores de estômago e das articulações, pelo que são só vantagens em corrigir a posição quando se sentir a afundar na cadeira.

2. ARRANJE UMA PLANTA

Espaços fechados limitam a circulação do ar, potenciando a sensação de cansaço e até alergias e dores de cabeça. E aqui não há como ter por perto algumas plantas de interior que, mais do que ficarem bonitas enquanto elementos decorativos, são capazes de absorver certos poluentes e eliminar toxinas do ar. Ainda que não seja grande jardineiro, rodeie-se de verde. Qualquer planta pequenina e espinhosa à secretária é melhor do que nada (quanto mais não seja porque também lava a vista).

1. DESPERTE O CÉREBRO

Pode fazer umas palavras cruzadas rápidas ou um sudoku. Ou ler uns dois ou três parágrafos do seu livro. Ou ver um vídeo de animais fofinhos no YouTube. Não havendo nada que substitua uma boa noite de sono quando o cansaço aperta, várias pesquisas indicam, no entanto, que a alternância de tarefas contribui para dosear o impacto da fadiga na cabeça e no corpo. Permita-se alguns destes momentos rápidos de distração ao longo do dia para ir proporcionando pausas ao cérebro.

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