OPINIÃO

Saladas no frasco: leve para todo o lado

Quatro saladas deliciosas, fáceis de preparar e transportar.

Refeições saudáveis, prontas a comer, acondicionadas em frasco de vidro? Não é apenas uma moda que permite fotografias bonitas. É mesmo prático e pode significar ter a sua vida a mudar para melhor.

Preparar refeições e guardá-las num frasco é uma ideia prática que joga a favor da linha e da carteira – pode comer de forma saudável fora de casa e ainda poupar dinheiro com isso. Cada frasco é uma refeição, por isso escolha o tamanho de acordo com o apetite. Pode preparar antecipadamente refeições que, de acordo com os ingredientes e a ordem pela qual forem colocados no frasco, podem conservar-se no frio cerca de quatro dias.

Inclua uma proteína, vegetal ou animal. Use feijão, grão, lentilhas, milho, ervilhas, ervilha-torta, feijão-verde, favinhas, de lata ou previamente cozidos e arrefecidos. Se usar frango, peru, camarão ou ovo cozido, coloque-o no frasco apenas no dia em que for consumido. Pode usar frutos secos, vermelhos e queijos. E todo o tipo de vegetais: pimento, tomate-cereja, pepino, aipo, cenoura, cogumelos, rabanetes, beterraba, curgete, bróculos, espargos, espinafres, couve, rebentos de soja, cebola roxa, alface, rúcula, bróculos. E também quinoa, cuscuz, bulgur ou massas. E abacate, abacaxi, azeitonas, etc. Os vegetais de folha verde devem ser colocados por último.


SALADA ASIÁTICA
Tomate-cereja, 1 cebola roxa , 6 pés de cebolo, rebentos de soja, 150 g de tofu firme, alface. Molho de sésamo: 2 c. de sopa de pasta de sésamo, 4 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de molho de soja, 1 c. de sopa de açúcar.

Misture bem os ingredientes do molho. Corte o tofu em cubos e a cebola às rodelas. No fundo do frasco coloque o molho e em seguida o tomate e cada um dos restantes ingredientes. No momento de usar agite bem o frasco para que o molho envolva todos os ingredientes.

 

SALADA DE CUSCUZ
Cuscuz, cenoura, aipo, cogumelos laminados, cebola roxa, rabanetes. Molho de manjericão: 1 raminho de manjericão, 20 g de nozes, 0,5 dl de azeite, 1 dente de alho, sal.

Para o molho, triture todos os ingredientes. Prepare os cuscuz de acordo com as instruções da embalagem. Em vez de cuscuz use quinoa ou bulgur. No fundo do frasco coloque o molho e depois os cuscuz e cada um dos restantes ingredientes. No momento de usar agite bem o frasco para que o molho envolva bem todos os ingredientes.

 

SALADA DE ESPINAFRES E FETA
1 cebola roxa, tomate-cereja, queijo feta, espinafres, 1 pimento vermelho, alface, sementes de girassol, passas. Molho balsâmico: 3 c. de sopa de azeite, 2 c. de sopa de mel, 2 c. de sopa de vinagre balsâmico, 1 ou 2 c. de sopa de água, sal e pimenta.

Para o molho, misture bem todos os ingredientes. No fundo do frasco coloque o molho e em seguida o tomate e cada um dos restantes ingredientes. No momento de usar agite bem o frasco para que o molho envolva todos os ingredientes.

 

SALADA MEXICANA
Feijão preto, pimento vermelho, milho, pepino, abacate, sumo de lima, queijo Cheddar. Molho de coentros: 2 dl de iogurte grego, 30 g coentro, 1 dente de alho, 1 c. sopa de sumo de lima, sal.

Para o molho, triture todos os ingredientes. Lave o pimento, retire a parte branca e as sementes e corte-o em tiras. Corte o abacate em fatias e regue-as com sumo de lima. Corte o queijo em cubos. Corte o pepino em cubos ou em juliana, sem lhe retirar a casca. No fundo do frasco coloque o molho, depois o feijão e os outros ingredientes, terminando com o queijo. Quando usar agite o frasco para que o molho envolva tudo.

Adriana Freire
Fotografia Reinaldo Rodrigues/Global Imagens